Governador do Amazonas prestigia atividades da Semana Nacional de C&T


20/10/2012 – O governador do Estado do Amazonas, Omar Aziz, visitou na manhã deste sábado (20/10) a Estação Ciência, montada no Clube do Trabalhador (Sesi), como parte das atividades da 9ª Semana Nacional de Ciência e Tecnologia do Amazonas (SNCT-AM), coordenada pela Secretaria de Estado de Ciência, Tecnologia e Inovação (Secti-AM).

/Ao chegar à exposição, o governador falou sobre a forma como o Amazonas vem se destacando no cenário de Ciência, Tecnologia e Inovação (CT&I) e como a Semana oportuniza à sociedade, professor e alunos conhecer este cenário que o evento proporciona por meio da exposição de resultados importantes de pesquisas e ações de CT&I.

“O Amazonas tem que apoiar esta iniciativa porque hoje qualquer solução que possa dar a alguns problemas do Estado passa pela necessidade de novas tecnologias, e nós temos um grande número de jovens que têm novas ideias que precisam  ser aproveitadas”, destacou o governador lembrando de algumas ações para modernização das cidades que são fruto de pesquisas tecnológicas.

Entre as ações citadas pelo governador estão a obra de um anel viário, que irá proporcionar mobilidade urbana; a construção da colina histórica, que servirá de Centro de Treinamento na Copa de 2014; e a reforma de 18 e construção de sete novos aeroportos no interior do Estado.

/Durante a visita, o governador fez questão de conhecer os estandes dos órgãos do governo que financiam, desenvolvem ou trabalham com pesquisa, iniciando pelo estande idealizado pela Secretaria de Estado de Ciência, Tecnologia e Inovação (Secti-AM) onde conheceu o projeto da Casa Ecológica, que foi construída a partir de conceitos de sustentabilidade e com materiais de baixo custo, onde discutiu sobre a construção de casas populares no interior do Estado.

Para o secretário de Estado de Ciência, Tecnologia e Inovação, Odenildo Sena, a visita do governador representa  o empenho e a compreensão de que o Estado precisa investir em ciência para que isso possa contribuir com o desenvolvimento e com a qualidade de vida da sociedade, além da geração de empregos. “Tudo isso é resultado da ciência. Fazer questão de conhecer os produtos de cada estande demonstra que nós temos um governo a favor da inovação e da tecnologia”, enfatizou.

No estande da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado do Amazonas (FAPEAM), Omar Aziz experimentou o vinho de cupuaçu e conheceu o mix de produtos desenvolvidos a partir de pesquisas financiadas pelo Programa de Apoio a Micro e Pequenas Empresas (Pappe/FAPEAM/Finep) que já estão disponíveis no mercado.

“É importante conhecermos os trabalhos e projetos com novas tecnologias que temos no mercado local e que são resultado de pesquisas de pessoas empreendedoras ou de jovens envolvidos na área científica. É importante conhecer e incentivar estas iniciativas. Ninguém descobre nada de braços cruzados e as novas descobertas necessitam de investimentos, como os que a FAPEAM e a Secti já vêm disponibilizando”, afirmou Omar Aziz.

/

De acordo com a diretora-presidenta da FAPEAM, Maria Olívia Simão, o governador representa um símbolo de impacto na sociedade e usar essa visão é importante para reforçar o papel da ciência no desenvolvimento e socializar os resultados das pesquisas feitas no Amazonas. “Como gestora percebo que o resultado do nosso trabalho está no caminho certo. Temos aqui um conjunto de produtos que já estão no mercado, outros prestes a serem comercializados, levando inovação às micro e pequenas empresas que ajudam a alavancar a geração de empregos na região”, enfatizou. 

Na oportunidade, Omar Aziz também destacou o papel importante da FAPEAM no cenário de CT&I local. “Há pouco mais de 10 anos, o Amazonas tinha pouca expressão no cenário de CT&I. Em pouco tempo, a FAPEAM se tornou uma das fundações que têm o maior apoio do Governo e uma participação expressiva no aumento do número de mestres e doutores. Tudo fruto da política e dos investimentos no setor pelo governo.

O desafio de quem vive aqui na região amazônica é conseguir usufruir dos recursos naturais sem agredidar o meio ambiente. “Não adianta fazermos pesquisa para ajudar uma pessoa. Nós temos que fazer pesquisas que contribuam com toda a população, para o Estado se desenvolver como um todo”, finalizou.

Saiba mais sobre a visita do Governador na Estação Ciência da SNCT. 

Agecom

Secti-AM

Ulysses Varela – Agência FAPEAM

Deixe um novo comentário

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *