Governador lança Projeto Oportunidade & Renda
07/03/2012 – O governador do Amazonas, Omar Aziz, lançou na terça-feira, 6 de março, a primeira etapa do ‘Projeto Oportunidade & Renda’. A ação tem como objetivo qualificar e encaminhar mão de obra para o mercado de trabalho. Serão oferecidas, inicialmente, 22,5 mil vagas em cursos de qualificação profissional gratuitos, sendo 18 mil para a capital e 4,5 mil para o interior do Estado. Além de qualificar, o projeto, que integra o Programa Amazonas Social, orientará as pessoas que participarão da ação para o acesso ao emprego ou, no caso de profissionais autônomos, ao microcrédito. O lançamento foi realizado na sede do Governo, no bairro Compensa 2, zona oeste de Manaus.
Siga a FAPEAM no Twitter e acompanhe também no Facebook
De acordo com o governador Omar Aziz, a meta do governo é levar oportunidade, principalmente às mulheres, e atender à demanda do Polo Industrial de Manaus (PIM). Ele disse que até o final do ano deverão ser oferecidas 60 mil vagas e até 2014, o governo pretende qualificar 200 mil pessoas. “Vamos ensinar as pessoas, por exemplo, a gerenciarem o próprio negócio, como um salão de beleza. Os cursos oferecidos serão vinculados às necessidades do mercado e à vocação das pessoas. Iremos dar oportunidade às mulheres que não conseguiram se profissionalizar, pois foram abandonadas pelos seus companheiros e tiveram que se dedicar aos filhos”, afirmou.
Conforme a diretora-presidenta do Centro de Educação Tecnológica do Amazonas (Cetam), Joezia Pacheco, na capital serão oferecidos, inicialmente, 43 cursos de qualificação profissional, os quais serão ministrados em 40 pontos da cidade: 4 Centros de Educação de Tempo Integral (Cetis), 7 Núcleos do Jovem Cidadão e 29 escolas estaduais. Os cursos possuem cargas horárias variadas de 30 a 240 horas e serão executados no horário das 18h às 21h. As inscrições serão realizadas de 13 a 15 de março nos próprios locais, no horário das 17h30 às 21h.
“Após o treinamento, o beneficiário será encaminhado ao Sistema Nacional de Emprego do Estado (Sine/Amazonas). O cadastro será automático. No caso dos alunos que desejarem atuar como autônomos, eles serão encaminhados à Agência de Fomento do Estado do Amazonas (Afeam), para avaliação e orientação para obtenção de financiamento, que será de até R$ 2,5 mil”, explicou.
As aulas iniciam no dia 9 de abril e todas as escolas participantes do ‘Oportunidade & Renda’ encontram-se identificadas com uma placa indicativa. A listagem completa dos cursos ofertados e das unidades de ensino onde eles serão realizados encontra-se no site: www.oportunidaderenda.am.gov.br.
De acordo com Pacheco, serão oferecidos 18 cursos no interior do Estado e a meta é chegar a 23 municípios. O princípio é o mesmo da capital, isto é, qualificar as pessoas e encaminhar para o mercado de trabalho. Ela explicou que a previsão é de que as ações iniciem no dia 28 de maio, pois estão definindo os locais onde os cursos serão ministrados.
O ‘Oportunidade & Renda’ será coordenado pelo Centro de Educação Tecnológica do Amazonas (Cetam), com a participação de vários órgãos, numa ação de transversalidade envolvendo as Secretarias de Estado do Trabalho (Setrab), da Educação (Seduc), da Assistência Social (Seas) e dos Direitos da Pessoa com Deficiência (Seped), além da Agência de Fomento do Estado do Amazonas (Afeam) e o Fundo de Promoção Social (FPS).
Documentos para inscrição
Os documentos necessários para as inscrições são cópias do RG, CPF, comprovantes de residência, escolaridade e título de eleitor. Devem ser apresentados, ainda, caso a pessoa interessada disponha, a carteira de trabalho, cópia do PIS e de certificado de reservista.
Luís Mansuêto, com informações da Agecom
Agência FAPEAM