Governador Omar Aziz e embaixador do Japão discutem ampliação de intercâmbio


14/09/2012 -A ampliação do intercâmbio voltado para a área do conhecimento e a formação de recursos humanos para o Polo Industrial de Manaus (PIM) foram os assuntos discutidos no encontro entre o governador do Amazonas, Omar Aziz, e o embaixador do Japão, Akira Miwa, nesta quinta-feira, 13 de setembro, no Centro Cultural Palácio Rio Negro, na região central de Manaus. Durante a reunião, o governador falou sobre o seu projeto de construção da Cidade Universitária da Universidade do Estado do Amazonas (UEA) e ofereceu um espaço dentro do complexo para instituições de ensino e pesquisa do Japão.

Siga a FAPEAM no Twitter e acompanhe também no Facebook
 
O governador pediu ao secretário estadual de Planejamento, Airton Claudino, que marcasse uma reunião com o cônsul do Japão no Amazonas, Hajime Naganuma, para apresentar o projeto da Cidade Universitária e discutir sobre a parceria. “O cônsul vai conversar com a Seplan para que possamos oferecer um espaço, assim como estamos reservando para outros países, onde possamos ter o intercâmbio e o conhecimento que precisamos”, disse o governador.
 
Omar Aziz também reconheceu a importância do Japão para a economia do Amazonas, ao afirmar que 40% das empresas instaladas no PIM são japonesas. Ele elogiou a grande capacidade de geração de conhecimento e de desenvolvimento de tecnologia daquele país. ”Nunca é demais nós pegarmos as experiências positivas dentro do conhecimento e educação e trazer para o nosso povo”, ressaltou o governador.
 
O embaixador do Japão afirmou que a formação de recursos humanos é importante não só para o futuro do Amazonas, mas também para as empresas já instaladas no PIM. “É importante, para o desenvolvimento, começarmos a produzir produtos de nível superior aos que já estão sendo produzidos. E as empresas locais vão precisar de pessoas capacitadas em matéria de Ciência e Tecnologia”, afirmou Akira Miwa.
 
De acordo com o embaixador, qualquer país que busca um local para investir em produção no território brasileiro não está interessado somente em incentivos fiscais, como os que existem na Zona Franca de Manaus, mas também querem pessoas capacitadas para desenvolver novos produtos. “O futuro da economia do Estado do Amazonas depende da sua capacidade de criar”, frisou.
 
Duas rodas

Durante a reunião, o governador Omar Aziz também demonstrou preocupação com a crise no Polo de Duas Rodas de Manaus e a demora do Governo Federal em adotar uma medida para estimular os bancos a aumentarem o financiamento para motocicletas. A Moto Honda tem sua maior empresa instalada no PIM. Somente no ano passado, a fábrica local produziu cerca de R$ 1,3 milhão de motocicletas, o que não deve se repetir neste ano com a queda nas vendas em função da política de redução de crédito adotada pelos bancos. Outra gigante japonesa no PIM, a Yamaha, anunciou que deve parar duas linhas de produção.
 
Após reunir-se com o governador, Akira Miwa, tinha visita marcada na Assembleia Legislativa do Amazonas (ALE-AM), para, em seguida, almoçar com representantes das empresas japonesas instaladas no PIM e encontrar-se com o superintendente da Suframa, Thomaz Nogueira.

Fonte: Agecom

Mais notícias >>

Deixe um novo comentário

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *