Governo do Amazonas anuncia novos investimentos em Recursos Humanos para o Estado
Na última segunda-feira (14), a Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado do Amazonas (FAPEAM) divulgou o resultado das últimas chamadas dos Programas de Apoio à Formação de Recursos Humanos Pós-Graduados do Estado do Amazonas – RH – MESTRADO (EDITAL N. 001/2015); RH-DOUTORADO (EDITAL N. 002/2015); e do RH-INTERIORIZAÇÃO (EDITAL N.003/2015).
Siga a FAPEAM no Twitter e acompanhe também no Facebook
Com as chamadas, o Governo do Amazonas, via FAPEAM, encerra esses editais dando início a uma nova etapa no que se refere ao incentivo à formação de Recursos Humanos para o Amazonas, por meio do Programa de Bolsas de Pós-Graduação em Instituições fora do Estado do Amazonas – PROPG-AM e do Programa de Bolsas de Pós-Graduação voltado ao Interior do Estado do Amazonas – PROINT-AM, lançados nesta quinta-feira (17).
O diretor-presidente da FAPEAM, René Levy Aguiar, destacou que “apesar da crise que estamos enfrentando em todas as áreas, temos por orientação do Governador José Melo, como prioridade, a capacitação de recursos humanos no Amazonas. Para tanto, algumas alterações foram feitas, visando à melhoria deste processo”.
O objetivo é conceder bolsas de mestrado e doutorado a interessados em Programas de Pós-graduação, recomendados pela CAPES, em outros Estados da Federação e a residentes em municípios do interior do Amazonas.
O QUE MUDOU
Como parte da modernização implementada pela nova gestão da FAPEAM, toda a documentação, a partir desse certame, será enviada de forma on line. “As propostas e os documentos solicitados pelo edital devem ser submetidos ao sistema digital de cadastro de pesquisadores (SIGFAPEAM). Essa medida, além da acessibilidade, preza pela sustentabilidade e responsabilidade social.
Com as modificações, o Programa de Apoio à Excelência Acadêmica – PRÓ-EXCELÊNCIA também passa a ser parte integrante do PROPG-AM e do PROINT-AM. Poderá ser concedido um ‘Adicional de Excelência Acadêmica’, nos termos estabelecidos pelo Edital 011/2015 – Pró-Excelência, para os bolsistas que publicarem artigos durante a sua formação acadêmica em revistas Qualis A1, A2 ou B1.
Outro destaque dos novos editais, segundo o titular da FAPEAM, é o auxílio-bolsa que será concedido quando houver antecipação na defesa de dissertações ou teses.
PROPG-AM
Anteriormente, as bolsas de mestrado e doutorado eram concedidas por meio de editais separados. A ideia agora com este novo Programa é simplificar este processo de seleção, reduzindo os gastos para o desenvolvimento dos certames e ampliando o número de contemplados, considerando que o valor destinado aos editais passados não podiam ser redirecionados a outros editais.
O PROPG-AM financiará, ainda em 2015, até 25 bolsas para mestrado e 20 bolsas para doutorado. Aguiar destacou ainda que, de acordo com as possibilidades orçamentárias, novas bolsas poderão ser concedidas.
PROINT-AM
O Programa tem como objetivo conceder bolsa de mestrado e doutorado a profissionais graduados residentes em municípios do Estado do Amazonas há pelo menos quatro anos ou que mantenham relação de trabalho ou emprego com instituição municipal, estadual ou federal com sede ou unidade permanente no interior do Estado do Amazonas.
De acordo com o Diretor-Presidente da FAPEAM, para o corrente ano serão financiadas até 20 bolsas para mestrado e 20 bolsas para doutorado até o final de 2015. Há também a possibilidade de concessão de mais bolsas, de acordo com as possibilidades orçamentárias do edital.
CHAMADAS
As propostas para a Chamada I dos Programas deverão ser submetidas até o dia 02 de outubro de 2015. “Os resultados desta primeira chamada deverão ser divulgados até o dia 1º de novembro e a implementação da bolsa deverá ser feita até o mês de dezembro de 2015”, afirmou.
Uma segunda chamada está prevista com submissões até o dia 05 de novembro de 2015, com a divulgação dos resultados em 1º de dezembro e implementação da bolsa entre os meses de janeiro e fevereiro de 2016.
Wallace Abreu – Agência FAPEAM
