Governo do Amazonas apoia projeto ‘O Norte Faz Ciência’ que será realizado em mais de 70 escolas em Manaus
Manaus realizará no dia 3 de outubro a feira de ciências “O Norte Faz Ciência”. A iniciativa tem o apoio do Programa de Popularização da Ciência, Tecnologia e Inovação (POP CT&I), da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado do Amazonas (Fapeam), e visa fortalecer a conexão entre escola e comunidade, evidenciando o impacto positivo da educação científica na sociedade, ao estimular a investigação científica, a criatividade e o pensamento crítico entre estudantes e professores.
Segundo a coordenadora da feira, a pesquisadora, especialista em Gestão Escolar pela Universidade Federal do Amazonas (Ufam) e pedagoga da Secretaria Municipal de Educação de Manaus (Semed), Kelly Regina Ojopi Carvalho, a ação representa um marco para a região. O projeto mobiliza 70 escolas municipais e já conta com 101 projetos científicos inscritos para o evento.
“O evento desmistifica a ideia de que a pesquisa é uma atividade restrita dos ambientes acadêmicos, permitindo que os alunos da rede pública se tornem protagonistas de seu próprio aprendizado. Além disso, evidencia o impacto positivo que os professores orientadores exercem na formação dos pequenos e jovens cientistas”, afirma a pesquisadora.
De acordo com a coordenadora, a realização da feira tem sido fundamental para o fortalecimento da cultura científica e da inovação nas escolas da Zona Norte de Manaus. Ao propor linhas de pesquisa diversificadas, o evento estimula os alunos e professores a explorarem temas originais e criativos, indo além do conteúdo tradicional de sala de aula.
A feira busca aproximar alunos e comunidade científica por meio de projetos práticos e interativos, transformando conceitos abstratos em experiências concretas. A programação contempla três turnos para garantir a participação de todos os segmentos da educação básica:
- Manhã: Educação infantil, educação especial e educação escolar indígena
- Tarde: Ensino fundamental (1º ao 9º ano)
- Noite: Educação de jovens e adultos (EJA)
Incentivo à preservação da Amazônia
Entre os principais objetivos desta edição, a coordenadora do evento destaca o desenvolvimento do pensamento crítico e a investigação científica, com ênfase em temas ligados à realidade amazônica.
“Disseminamos práticas inovadoras em ciência, tecnologia e educação ambiental com foco na cultura ribeirinha, na preservação dos rios e igarapés urbanos e na promoção da consciência oceânica. Queremos que os alunos compreendam que a ciência é uma ferramenta para o desenvolvimento local e para a valorização da nossa região”, reforça a pedagoga Kelly Regina.
Resultados e impacto
Nos últimos três anos, as escolas da Zona Norte da capital amazonense têm conquistado destaques nas feiras municipais de ciência, obtendo medalhas de ouro, prata e bronze, além de um tricampeonato geral.
Em 2024, o projeto “A Utilização de Jogos Educativos Digitais Como Estratégia de Ensino no Combate à Dengue”, da Escola Municipal Nina de Araújo Costa Lins, foi vencedor da categoria 6º ao 9º ano na Feira de Ciências e Inovações Educacionais do Sesi e, em 2025, foi aprovado para representar o Amazonas na Mostra Nacional de Feiras de Ciências, em Brasília.
Neste ano, um dos grandes diferenciais tem sido a implementação inédita da Etapa Escola, que revela uma ampla diversidade de temas, que vão desde soluções ecológicas para problemas ambientais até avanços em tecnologia digital.
Apoio da Fapeam
Para a pesquisadora, o apoio da Fapeam é fundamental para a realização do evento. “Esse auxílio-pesquisa confere credibilidade, viabiliza a execução e impulsiona o impacto do evento”, complementa.
Sobre o POP CT&I
O POP CT&I é uma iniciativa da Fapeam que apoia ações de divulgação científica em todo o estado do Amazonas. O programa tem como objetivo aproximar a sociedade da ciência e da tecnologia, valorizando a produção científica local e incentivando o engajamento de estudantes e professores em atividades de pesquisa e inovação.
Eventos científicos da Fapeam
A agenda de eventos científicos do segundo semestre de 2025, apoiados pelo Governo do Amazonas, por meio da Fapeam, pode ser acessada em: https://www.fapeam.am.gov.br/programacao-de-eventos-cientificos-e-tecnologicos-apoiados-pela-fapeam/
Por: Emanuelle Lopes/Decon Fapeam
Foto: Kelly Regina Ojopi Carvalho