Governo do Amazonas disponibiliza teste que detecta tuberculose em uma hora e meia
14/06/2011 – A saúde no Amazonas está prestes a registrar mais um avanço significativo com a oferta de um teste rápido que irá realizar o diagnóstico da tuberculose em apenas 1h e 30m. A tecnologia, que consiste em um aparelho chamado GeneXpert, estará disponível na Fundação de Medicina Tropical Doutor Heitor Vieira Dourado (FMT-HVD), onde funciona o Programa de Controle da Tuberculose no Amazonas, no mês de julho deste ano.
O Amazonas e o Rio de Janeiro serão os primeiros estados do País a utilizar esta tecnologia, patrocinada pela Fundação Gates, a partir de parceria com o Ministério da Saúde, segundo explica a diretora-presidente da FMT-HVD, médica Graça Alecrim.
Siga a FAPEAM no Twitter e acompanhe também no Facebook
“Este será um marco na melhoria da agilidade no tratamento aos pacientes com tuberculose”, destacou. Segundo Graça, o mesmo teste que detecta a doença identifica ainda se o paciente é ou não resistente ao principal antibiótico utilizado para o tratamento da tuberculose, a rifampicina. “A multirresistência aos medicamentos é hoje um dos principais entraves para a cura dos portadores da tuberculose em todo o País”, afirmou Alecrim.
Na FMT-HVD e no Instituto Cardoso Fontes serão disponibilizados, para cada órgão, um aparelho para realização dos testes. O terceiro será instalado em unidade da rede municipal de saúde. Na semana passada, o coordenador nacional do Programa de Controle da Tuberculose, Dráurio Barreira, esteve com a diretora-presidente da FMT-HVD e com a coordenadora do Programa Estadual de Controle da Tuberculose, Marlúcia Garrido, para acertar os detalhes do projeto.
O representante nacional encontrou-se ainda com o secretário de Estado da Saúde (Susam), Wilson Alecrim. Dráurio Barreira disse que o diagnóstico foi testado com sucesso em outros países e recebeu o aval da Organização Mundial da Saúde (OMS).
Agência Fapeam
Fonte: Agecom