Governo do Amazonas leva internet banda larga para Iranduba
27/12/2011 – A instalação de 35 quilômetros de fibra ótica interligando a cidade de Manaus ao município de Iranduba (localizado a 27 quilômetros de Manaus) já é uma realidade. A assinatura de convênio entre o Governo do Amazonas e a Superintendência de Desenvolvimento da Amazônia (Sudam) ocorrida na segunda-feira, 26 de dezembro, na sede do governo do Estado, no valor total de R$ 2,5 milhões, possibilitará a ampliação da oferta de serviços públicos e o acesso a internet banda larga com mais qualidade.
A ação é considerada o primeiro passo para a implantação da Rede Estadual de Comunicação, que pretende conectar via internet as principais unidades e postos dos governos municipal, estadual e federal no Estado do Amazonas. Nesse sentido, o projeto considerado ousado, possibilitará a implementação de redes metropolitanas que irão interligar órgãos e instituições públicas facilitando a prestação de serviços públicos eletrônicos como emissão de notas fiscais e documentos eletrônicos ou marcação de consultas.
Siga a FAPEAM no Twitter e acompanhe também no Facebook
Representando o governador do Estado do Amazonas, o vice-governador José Melo disse que a inauguração da Ponte Rio Negro, que liga Manaus ao município de Iranduba, possibilitará a implantação dos cabos de fibra ótica. “Isso irá permitir a extensão desse cabo até aquele município, o que também beneficiará os novos empreendimentos imobiliários, empresariais e sociais que irão surgir ao longo da estrada”, lembrou.
Segundo o vice-governador, existe a perspectiva da instalação de banda larga nos sete municípios que constituem o trecho entre Coari e Manaus que, de acordo com Melo, está em fase final.
“Outros procedimentos de instalação de cabos, como o do município de Nhamundá, no interior do Amazonas, até a capital do Estado, também devem ocorrer, uma vez que está sendo aproveitado o linhão de Tucuruí (rede elétrica). Um trabalho que seria impossível de ser executado sem o apoio do senador do Estado do Amazonas e presidente da Comissão de Ciência e Tecnologia do Senado, Eduardo Braga, que apoiou a aprovação do projeto para o Amazonas”, lembrou.
Para Melo, a assinatura de convênio é de extrema importância, pois, o Amazonas terá seu primeiro município do interior do Estado a possuir internet banda larga, denominada pelo vice-governador como a primeira cidade digital.
O titular da Secretaria de Estado de Ciência e Tecnologia (Sect-AM), Odenildo Sena, disse que a assinatura do convênio representa a inclusão digital de cerca de 50 mil pessoas que residem naquele município.
“Conectar escolas, postos de saúde, delegacias, instituições federais, dentre outros órgãos, representa um avanço, mas, sobretudo, abre espaço para que o cidadão exerça a sua própria cidadania, na medida que passe a ter liberdade de acesso a internet e a informação”, completou.
O superintendente da Sudam, Djalma Bezerra Mello, avaliou que a assinatura do convênio trará esperança e a certeza de que o processo de desenvolvimento corrente na região vem sendo consolidado. Para ele, a ação demonstra que este é um passo inicial para o desencadeamento de outros projetos que virão no futuro.
“Sem comunicação não há desenvolvimento, sem Ciência e Tecnologia não há crescimento. Então, esse projeto desenvolvido pela Sect/AM em que a Sudam apoia financeiramente é considerado um grande empreendimento, portanto, a Sudam está aprovando e injetando recursos, dando o primeiro passo de desenvolvimento, não somente para o município de Iranduba, mas para toda a Região Metropolitana de Manaus”, comentou o superintendente.
Banda Larga
Com a velocidade de internet considerada baixa, no Amazonas menos de 1% dos pontos instalados possuem sinal acima de 2 Mbps, velocidade média encontrada em outras regiões do País. O atual Projeto de Inclusão Digital desenvolvido pelo Estado do Amazonas conecta, via satélite, somente 15 dos 62 municípios e apenas Manaus possui uma rede instalada de fibra ótica. A maior consequência é a lentidão e até a inexistência no atendimento online de serviços essenciais como nas áreas de saúde, segurança e educação, principalmente, no interior do Estado.
Estiveram presentes na cerimônia de assinatura do convênio, a diretora-presidenta da FAPEAM, Maria Olívia Simão, o secretário de Estado de Educação do Amazonas (Seduc), Gedeão Timóteo Amorim, o secretário de Estado de Saúde do Amazonas (Susam), Wilson Alecrim, o reitor da Universidade do Estado do Amazonas (UEA), José Ademir, o prefeito do município de Iranduba, Raymundo Nonato Lopes, o presidente da Companhia de Gás do Amazonas (Cigás), Lino Chíxaro, dentre outras autoridades.
O convênio assinado pelo Governo do Amazonas e a Superintendência de Desenvolvimento da Amazônia (Sudam) preveem investimentos em torno de R$ 2,5 milhões.
Sebastião Alves – Agência FAPEAM