Governo do Amazonas, por meio da Fapeam, divulga resultado final do Programa Ciência na Escola
Ao todo, o Governo do Amazonas, por meio da Fapeam, irá investir R$ 2,8 milhões para apoiar a execução dos projetos de alfabetização científica, com a concessão de bolsas
A Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado do Amazonas (Fapeam) divulgou a relação dos 406 projetos aprovados no âmbito do Programa Ciência na Escola (PCE). Ao todo, o Governo do Amazonas, por meio da Fapeam, irá investir R$ 2,8 milhões para apoiar a execução dos projetos de alfabetização científica, com a concessão de bolsas.
Neste ano, foram recebidas 671 propostas, número superior ao recebido em 2015. Além de Manaus, foram apresentadas e aprovadas propostas de professores da rede pública de Ensino de 40 municípios do interior do Estado, demonstrando a ampla inserção do Programa no interior do Amazonas. Em 2016, houve um aumento de 22% no número de municípios que participam do PCE e, desta forma, o Programa está presente em mais da metade dos municípios do Estado.
Nesta edição, dentre as principais mudanças no PCE está a concessão de uma bolsa de estudo adicional aos professores, como auxílio para publicação de artigos com os resultados dos projetos.
Dando continuidade às ações de otimização e modernização dos processos da Fapeam, a implementação das bolsas de estudos do PCE passará a ser realizada 100% online, via SIGFAPEAM, sem a necessidade de envio de documentos impressos.
Segundo o diretor-presidente da Fapeam, René Levy Aguiar, o PCE busca despertar nos estudantes da educação básica, suas potencialidades a partir da execução dos projetos de pesquisa, bem como oportunizar a alfabetização científica, essencial para o desenvolvimento científico e tecnológico do Amazonas.
“Queremos incentivar, ao longo da educação básica, as potencialidades dos estudantes para que eles tenham a percepção da importância da pesquisa científica e tecnológica para o desenvolvimento econômico e social do Amazonas. Nesta edição, nos ombreamos às instituições de Ensino Superior com sede no interior do Estado para que elas nos auxiliem na condução e avaliação dos projetos do PCE, permitindo, com isso, a interação entre as escolas da rede municipal e estadual de Ensino, a academia e a sociedade”, disse Levy.
Acesse a relação de projetos aprovados no Programa Ciência na Escola:
Sobre o PCE
O PCE foi criado pelo governo do Estado, por meio da Fapeam, em parceria com as secretarias de Educação municipal de Manaus e estadual do Amazonas. O Programa é uma iniciativa pioneira no País que quebra o paradigma da formação científica exclusivamente nos centros de pesquisa e instituições de Ensino Superior e adentra as escolas de educação básica, por meio da realização de projetos executados por alunos e professores dos ensinos Fundamental (6º ao 9º ano), Médio e de Educação de Jovens e Adultos.
Um dos diferenciais do Programa Ciência na Escola é a produção da ciência dentro do espaço escolar, por meio do desenvolvimento de projetos de pesquisa que oportunizam a formação acadêmica e a transformação do pensar, fazer e entender ciência pelo cidadão.
Agência Fapeam