Governo do Estado investe R$ 250 mil na formação de pesquisadores do interior do AM


20/03/2013 – Pesquisadores do interior do Estado são contemplados com bolsas de mestrado e doutorado financiadas pelo Governo do Amazonas, por meio da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado do Amazonas (FAPEAM). Os incentivos provêm do Edital – 005/2013, do Programa de Apoio à Formação de Recursos Humanos Pós-Graduados para o Interior do Estado do Amazonas (RH-Interiorização) e irão beneficiar pesquisadores das cidades de Benjamin Constant e Parintins, distantes 1.118 e 315 quilômetros de Manaus, respectivamente.

Acesse aqui e confira os aprovados na Decisão 043/2013.

Ao todo, serão investidos R$ 250,8 mil em estudos nas áreas de Ciência Animal e Pastagens, Educação, Psicologia da Saúde, Linguagem e Saberes da Amazônia, Serviço Social e Sustentabilidade na Amazônia e Educação em Ciências na Amazônia.

As pesquisas serão desenvolvidas em instituições como a Universidade de São Paulo (USP), Universidade Federal do Pará (UFPA) Universidade Estadual de Campinas (Unicamp), Universidade Metodista de São Paulo, Universidade Federal do Amazonas (Ufam) e Universidade do Estado do Amazonas (UEA).

Mestranda em Educação pela Unicamp, Eliane Aparecida Faria Paiva foi uma das contempladas e irá receber auxílio-pesquisa para desenvolver o estudo ‘As Políticas Públicas de Proteção à Infância: Prevenção Primária do Abuso e Exploração Sexual de Crianças no Município de Benjamin Constant’.

Segundo Paiva, o trabalho pretende analisar a eficácia das políticas públicas de proteção à infância para a prevenção primária do abuso e exploração sexual em uma região de tríplice fronteira (Brasil, Colômbia e Peru). “A prevenção é um dos eixos estratégicos para o enfrentamento do delito. Há a necessidade de equipes multiprofissionais e uma rede de apoio de proteção à infância”, afirmou.

Uma das metas da pesquisa é obter informações sobre como a rede de apoio está sendo implantada e desenvolvida no município, em especial, em relação à exploração sexual de crianças entre 5 e 6 anos e se há real contribuição das instituições de educação infantil.

Paiva explicou que o projeto poderá subsidiar a ampliação, potencialização e abrangência efetiva de um conjunto de ações que garanta o direito infantojuvenil e prime pelo compromisso sociopolítico, ético, moral e legal. "No Brasil, dentre as regiões que mais sofrem com o desrespeito aos direitos da criança e adolescente, no que concerne, entre outros, o abuso e exploração sexual, está a região amazônica", salientou.

Siga a FAPEAM no Twitter e acompanhe também no Facebook

Outra pesquisadora contemplada, a mestranda em Psicologia da Saúde pela Universidade Metodista de São Paulo, Michelle Firmino Guimarães, fará um estudo comparativo entre estudantes de universidades públicas e privadas de distintas regiões brasileiras. Denominado ‘Depressão, ansiedade, qualidade de vida de universitários: estudo comparativo entre estudantes de universidades Pública e Privada de distintas regiões brasileiras’, o projeto pretende verificar variáveis como depressão, ansiedade e qualidade de vida para traçar indicativos de saúde e doença de jovens estudantes em fase de formação profissional.

Guimarães explicou que os sinais e sintomas leves ou graves precisam ser detectados, pois representam quatro das dez principais causas de incapacidade no mundo. "Há estudos que indicam que em 14 países, 24% dos pacientes atendidos nos centros de atenção primária apresentavam transtornos psiquiátricos, com mais frequência para depressão, ansiedade e uso inadequado de substâncias", informou.

Em relação ao Amazonas, segundo Guimarães, há carência de informações desta natureza baseadas em dados de pesquisa científica. Ela disse que a depressão interfere nas atividades acadêmicas e pode ocasionar queda no rendimento escolar, devido à diminuição da capacidade de pensar, se concentrar ou tomar decisões.

Apoio da FAPEAM

Sobre o apoio da FAPEAM, Guimarães afirma que o fomento da Fundação vêm em boa hora, pois lhe ajudará a executar a pesquisa com mais tranquilidade. “Já havia tentado outras vezes conseguir o fomento da FAP para executar o meu projeto e agora com minha aprovação vou ficar mais tranquila para executar minha pesquisa”, disse.

RH-Interiorização

O programa concede bolsa de mestrado e doutorado a profissionais graduados, residentes no interior do Estado do Amazonas, há no mínimo quatro anos ou que mantenham relação de trabalho ou emprego com instituição municipal, estadual ou federal sediada ou com unidade permanente no interior do Estado.

As bolsas são concedidas a pessoas interessadas em realizar curso de pós-graduação stricto sensu, em programa credenciado pela Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes), em instituições no Amazonas ou em outro Estado da Federação.

Luís Mansuêto – Agência FAPEAM

Mais notícias >>

Deixe um novo comentário

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *