Governo do Pará apóia criação de Fundação Estadual de Amparo à Pesquisa
Candotti explica que uma instituição desse porte é fundamental como instrumento de apoio ao planejamento e desenvolvimento da indústria produtiva; à formação de recursos humanos especializados, além de ser um catalizador para a captação de recursos federais destinados às atividades de ciência e tecnologia.
Candotti esteve nesta terça e quarta-feira em Belém, em busca de parcerias para a realização da 59º Reunião Anual da SBPC, que será sediada na capital paraense e realizada no campus do Guamá, da Universidade Federal do Pará (UFPA), no período de 08 a 13 de julho.
O evento, que terá como tema “Amazônia: Desafio Nacional”, pretende reunir cerca de 15 mil pessoas de diversos países, dentre professores da rede pública de ensino, pesquisadores, estudantes, populações locais e outros.
Antecipando a reunião anual, a SBPC promove em maio próximo, em Marabá, sudeste do Estado, um encontro que vai tratar de questões relacionadas à ciência e à tecnologia, com ênfase no aproveitamento de áreas degradadas e na utilização de produtos naturais.
Também serão debatidas com alguns interlocutores locais, questões relacionadas aos conflitos agrários e ambientais.
Candotti esteve em diversas secretarias do Executivo Estadual: a de Governo; a de Planejamento, Orçamento e Finanças; a de Meio Ambiente, Ciência e Tecnologia; a de Cultura; a de Educação e a Fundação de Telecomunicações do Pará (Funtelpa), onde reiterou pedido de apoio à reunião anual da SBPC.