Em reunião com presidentes das Fundações de Amparo à Pesquisa, ministro de CT&I afirmou que governo federal irá anunciar recursos para combate ao Aedes aegypti em todo País


Em reunião com presidentes das Fundações de Amparo à Pesquisa, ministro de CTI afirmou que governo federal irá anunciar recursos para combate ao Aedes aegypti em todo país

O ministro da Ciência, Tecnologia e Inovação (MCTI), Celso Pansera, anunciou aos presidentes das Fundações de Amparo à Pesquisa (FAPs) que o governo federal disponibilizará R$ 200 milhões, ainda no primeiro semestre deste ano, para ações em conjunto no combate à dengue, zika vírus e febre chikungunya.

As ações envolveram os ministérios de Ciência, Tecnologia e Inovação e de Saúde (MS), a Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes), o Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq), o Banco Nacional de Desenvolvimento Social e Econômico (BNDES) e Conselho Nacional das Fundações de Amparo à Pesquisa (Confap).

O anúncio foi feito durante a abertura do Fórum do Confap, na manhã desta quinta-feira (10/03), em Brasília. O diretor-presidente da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado do Amazonas (Fapeam), René Levy Aguiar, participa das reuniões para discutir, entre outros temas, ações em conjunto, parcerias com instituições federais e internacionais para a realização de projetos de pesquisa no Amazonas.

De acordo com ele, o aporte de recursos do governo federal para pesquisas voltadas às ações de combate e controle do Aedes aegypti – principal transmissor da dengue, zika vírus e chikungunya – auxiliará o governo do Estado, por meio da Fapeam, a dar continuidade ao apoio a projetos relacionados ao tema no Amazonas.

“Temos discutido ações de combate e controle (do Aedes aegypti) com os grupos de pesquisa locais, como os da Fundação de Medicina Tropical Dr. Heitor Vieira Dourado (FMT-HVD), para apoiar ações nesta área, mas os esforços e o aporte de recursos do governo federal fortalecerão as estratégias dos Estados e nos darão capacidade para apoiar mais fortemente estudos que nos auxiliem a entender e a combater o Aedes”, disse René Levy Aguiar.

A abertura do Fórum foi feita pelo ministro Celso Pansera e pelo presidente do Confap, Sérgio Gargioni, além do governador do Distrito Federal, Rodrigo Rollemberg, da presidente da Fundação de Amparo à Pesquisa do Distrito Federal (FAPDF), Ivone Diniz, e do deputado federal Sibá Machado (PT-AC).

Durante o encontro, o deputado federal Sibá Machado afirmou que o Congresso Nacional e o governo federal concordaram em derrubar os vetos aos artigos do Marco Legal da Ciência e convidou o Confap e as Fundações de Amparo à Pesquisa do País a participarem da elaboração do Decreto Regulamentador do novo Marco Legal.

Programação

A Coordenadoria de Comunicação do Confap informou o Decreto de Regulamentação do Marco Legal de Ciência, Tecnologia e Inovação, sancionado pelo governo federal em janeiro deste ano, que será apresentado pela secretária executiva do MCTI, Emília Maria Silva Ribeiro Curi.

Também está prevista uma mesa-redonda sobre os programas e convênios entre as fundações e as agências federais com exposição das perspectivas e prioridades para um cenário orçamentário de curto e médio prazo.

A programação deve encerrar na sexta-feira (11/03) com um resumo dos acordos internacionais, com a participação dos conselheiros da Embaixada da França, país com quem o Confap inaugurou as ações de cooperação internacional, em 2011.

Veja a programação completa

Agência Fapeam

Deixe um novo comentário

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *