Grupo de Trabalho discute plano de comunicação para FAPs
BRASíLIA/DF – A comunicação é estratégica para a difusão científica. É nesse sentido que o Grupo de Trabalho de Comunicação (GTCOM), do Conselho Nacional das Fundações de Amparo à Pesquisa (Confap), realiza a primeira reunião do ano nesta segunda-feira (24/05) e terça-feira (25/05), em Brasília/DF.
Durante a reunião, estão sendo discutidas estratégias de comunicação, bem como a formulação de um plano de ação das fundações até 2011, com base no diagnóstico do atual cenário das assessorias de comunicação das instituições em todo país. “A comunicação é importante para a consolidação das FAPs em todos os Estados. É por meio das ferramentas de comunicação que a sociedade acessa aos resultados dos investimentos em ciência realizados pelas Fundações de Amparo à Pesquisa”, destacou a coordenadora do GTCOM, Vanessa Fagundes.
A Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado do Amazonas (FAPEAM) terá uma participação especial no evento nacional, nesta terça-feira (25/05), com a apresentação sobre o Programa de Apoio à Divulgação da Ciência – Comunicação Científica, que está na quarta edição.
A iniciativa pioneira da FAPEAM em estimular a comunicação científica, por meio de investimentos em bolsas para profissionais e estudantes de jornalismo, design, letras, rádio, TV e fotografia, será o foco das atenções dos representantes do GTCOM de todos os Estados presentes no evento.
Programação
Ainda na programação, haverá o plano de cobertura dos temas abordados na 4ª Conferência Nacional de Ciência, Tecnologia e Inovação (CNCTI), coordenado pelo diretor do Departamento de Popularização e Difusão da Ciência do Ministério de Ciência e Tecnologia (MCT), Ildeu de Castro Moreira. A presidente da Associação Brasileira de Jornalismo Científico (ABJC), Cilene Victor, também participará da reunião, discutindo sobre os desafios da difusão científica que serão apresentados em um documento na 4ª CNCTI, que acontece de 26 a 28 de maio, em Brasília/DF.
Sobre o GTCOM
Criado em 2008, o Grupo reúne os profissionais de comunicação atuantes nas fundações de amparo à pesquisa dos Estados. Entre as atividades do grupo está a definição de estratégias para a atuação das fundações na área de comunicação. Outra atribuição do grupo é estimular nas diretorias das FAPs o entendimento da importância da difusão e da popularização da ciência como direito da população.
Além disso, o grupo pensa a atualização das notícias do site do Confap, referência em matérias sobre ciência, tecnologia e inovação.
Foto 1 – Vanessa Fagundes da Fapemig (Cristiane Barbosa)
Cristiane Barbosa – Agência Fapeam