Hanseníase pode causar úlcera crônica como sequela
A úlcera ‘plantar’ ou ‘perfurante plantar’ é uma incapacidade grave e socialmente relevante, localizada geralmente no ‘antepé’ do estômago. Com o tempo de evolução, podem ser classificadas como agudas ou crônicas, dependendo também da profundidade da pele acometida.
Siga a FAPEAM no Twitter e acompanhe também no Facebook
Projeto financiado pela Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado do Amazonas (FAPEAM), por meio do Programa de Apoio à Iniciação Científica (Paic), desenvolvido pela estudante Giovanna Cabral, dentro da Fundação Alfredo da Matta (Fuam), investiga “Fatores associados a úlceras crônicas em pacientes com sequelas de hanseníase”.
“Foram realizadas investigações por meio de exames físicos e laboratoriais. Outros pacientes necessitaram de biópsia para sabermos se havia alguma formação de processo cancerígeno nas úlceras”, explicou Cabral.
A importância do estudo é conhecer as suas características clínicas e traçar uma estratégia de acompanhamento e de tratamento adequado com o objetivo de diminuir o tempo de morbidade.

Giovanna Freitas durante apresentação de seu estudo na ‘Jornada Científica’ da Fundação Alfredo da Matta. Foto: Lana Santos
Rebeca Moraes – Agência FAPEAM