Higiene bucal correta forma indivíduos mais saudáveis
07/01/2011 – A higiene bucal é elemento básico para conservar a dentição do indivíduo e protegê-lo das diversas doenças oriundas da falta de limpeza ou má escovação dentária. Se o hábito de escovar corretamente os dentes for desenvolvido o quanto antes, a tendência é que as pessoas tenham uma vida adulta mais saudável.
Por meio do projeto ‘Avaliação da saúde bucal de estudantes da Escola Municipal Ana Sena Rodrigues: reeducação e sensibilização sobre a saúde bucal preventiva, com implantação da escova dental supervisionada na escola’, a professora Lilian de Oliveira Corrêa melhorou a saúde bucal dos estudantes da escola, localizada no bairro Novo Israel, na zona norte de Manaus.
A pesquisa, desenvolvida por meio do Programa Ciência na Escola (PCE), da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado do Amazonas (FAPEAM), teve início devido às informações que indicavam a falta de higienização bucal nos alunos. Segundo a professora, a falta de orientações sobre a saúde bucal preventiva e orientações para a busca de tratamentos qualificados e especializados em odontologia são os principais problemas detectados em ambiente escolar. “Os alunos costumam apresentar queixas como dor de dente ou problemas na gengiva”, afirmou.
Conscientização é fundamental
Durante os seis meses do projeto, o grupo de pesquisa cadastrou os estudantes dos três turnos da escola, realizou diagnóstico clinico (exame visual) de problemas bucais e distribuiu kits de higiene bucal como creme, escova e fio dental aos alunos de menor condições financeiras.
Além disso, a equipe realizou palestras quinzenais sobre prevenção de patologias bucais, orientações de tratamentos gratuitos e o acompanhamento da ‘escovação’ supervisionada na escola após a merenda, sendo um ciclo permanente, mesmo após a finalização do projeto.
Estatística revela alto índice de cárie
Os dados coletados revelaram que 73% de um universo de 315 participantes apresentaram cárie. Dos estudantes diagnosticados com o problema, 13,4% possuem além da cárie a gengivite (inflamação das gengivas) e 1,2% têm cárie, gengivite e alguma fratura dental causada por trauma, além de outras doenças como abscesso, fluorose e resto radicular.
De acordo com Rodrigues, esses dados revelam a falta de informação sobre a importância de uma higienização correta. “Aprendemos muito e ensinamos bastante durante o projeto. Muitos alunos que apresentaram problemas bucais procuraram serviços gratuitos e começaram algum tratamento”, explicou
Programa Ciência na Escola (PCE)
O PCE visa a participação conjunta de professor e alunos, com a intenção de aprimorar, evoluir, capacitar, desenvolver ideias e conceitos inovadores. Apoiando a participação dos mesmos em projetos de pesquisa desenvolvidos nas escolas públicas estaduais no Amazonas e municipais de Manaus.
As inscrições para o PCE/2011, uma iniciativa da FAPEAM, Secretaria de Estado de Ciência e Tecnologia (Sect), Secretaria de Estado de Educação e Qualidade de Ensino (Seduc) e a Secretaria Municipal de Educação de Manaus (Semed), já se encontram abertas. Para mais informações, acesse o site www.fapeam.am.gov.br
Foto2: Alunos escovam os dentes, após a merenda escolar (Foto: Divulgação)
Redação: Anamaria Leventi
Edição: Fábio Guimarães