Historiador usa fotografias para analisar saúde indígena no Amazonas
Estudar a relação da saúde indígena e a fotografia, abordando as concepções de saúde e doença entre os índios do Amazonas e suas representações fotográficas, no período de 1910 a 2010, foi o desafio de James Roberto Silva, doutor em história pela Universidade Federal do Amazonas (Ufam).
A pesquisa conta com o apoio do Governo do Estado, via Fundação de Amparo à Pesquisa do Amazonas (FAPEAM), por meio do Programa de Apoio à Participação em Eventos Científicos e Tecnológicos. O estudo inédito será apresentado no 4º Congresso Internacional de Ciência Cognitiva, Tecnologia e Cultura, que será realizado em Santiago, no Chile, em outubro deste ano.
Segundo o pesquisador, o estudo buscou identificar como os aspectos ligados às condições de vida e de saúde dos índios foram representados nos materiais visuais produzidos pelos organismos oficiais criados no Brasil, no século XX, como, por exemplo, o Serviço de Proteção ao Índio (substituído pela Fundação Nacional do Índio -Funai, em 1967) e Fundação Nacional de Saúde (Funasa).
PAPE
O Programa de Apoio à Participação em Eventos Científicos e Tecnológicos (PAPE) tem a função de apoiar a participação de pesquisadores, professores e estudantes qualificados em eventos científicos e tecnológicos relevantes no país e no exterior, para apresentação de trabalho científico e/ou tecnológico de sua autoria, não publicado, resultante de pesquisa desenvolvida no Estado do Amazonas.
Confira mais detalhes sobre este estudo na Rádio Com Ciência. https://www.fapeam.am.gov.br/?p=58912
Daniel Jordano- Agência FAPEAM
Francisco Santos – Rádio Com Ciência