Implicações do gênero é tema de pesquisa com docentes do Ensino Médio em Manaus
05/04/2013 – Com o objetivo de conhecer as implicações de gênero no exercício da docência e na construção do espaço social das escolas públicas estaduais de Manaus, um estudo envolveu 108 homens e igual número de mulheres que lecionam em 27 estabelecimentos de ensino da capital.
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A pesquisa é resultado da tese de doutorado da cientista Aldenéia Soares da Cunha. O trabalho contou com o apoio financeiro da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado do Amazonas (FAPEAM), por intermérdio do Programa de Apoio à Formação de Recursos Humanos Pós-Graduados do Estado do Amazonas (RH-Posgrad). "Sem dúvida, o apoio financeiro da Fapeam contribuiu grandemente para a relização da pesquisa", avaliou a pesquisadora.
Com o título ‘Geografia e educação: implicações do gênero no exercício da docência e na construção do espaço das escolas públicas estaduais de Manaus/AM.’, a tese foi defendida em dezembro de 2012, em São Paulo. A banca foi composta pelos professores doutores Rosa Ester Rossini (orientadora), Fábio Betioli Contel e Nidia Nacib Pontuschka, representando a USP, e Iraildes Caldas Torres e Arminda Rachel Botelho Mourão, representando a Ufam.
Na pesquisa, que foi desenvolvida no período de 2009 a 2012, Cunha trabalhou com a possibilidade de uma reconfiguração do papel do homem e da mulher em um contexto educacional marcado por relações de poder, que refletem as contradições do sistema capitalista. Neste sentido, a autora apontou para uma nova organização do espaço social inserido no território geográfico da própria escola, local em que pode haver a superação de visões de mundo conflitantes existentes entre professores e professoras.
A pesquisa desvendou, ainda, a sutileza existente entre o feminino e o masculino. “Analisando os resultados apresentados ao longo da pesquisa, ficou claro que podemos conceituar a escola como um espaço relativo, por nele estarem contidas relações como: sentimentos, medos, satisfações, insegurança, fantasias, desejos, memória, sonhos, etc.”, afirmou a pesquisadora.
Natural de Manaus, Aldenéia Soares da Cunha é formada em pedagogia pela Universidade Federal do Amazonas (Ufam) desde 1996. Ela é mestre em Ciências Florestais e Ambientais, pela Ufam, e mestre em Gestão e Auditoria Ambiental, pela Universidade de Las Palmas de Gran Canária, além de ser especialista em Supervisão Educacional. Atualmente, é inspetora do Conselho Estadual de Educação do Amazonas e presidente da Comissão Própria de Avaliação (CPA), do Centro Universitário do Norte. Tem experiência na área de Educação, lecionando no ensino superior há mais de 10 anos, atuando, principalmente, nos temas educação escolar, políticas públicas e formação de professores.
A pesquisadora obteve o título de doutora em Ciências pelo Programa de Pós-Graduação em Geografia Humana, curso oferecido pelas Faculdades de Filosofia, Letras e Ciências Humanas, da USP, com a orientação da professora doutora Rosa Ester Rossini.
Metodologia
A metodologia utilizada na pesquisa foi de cunho qualitativo. Foram aplicados questionários, envolvendo os 216 docentes. Para a pesquisadora, a tese pode ser descrita como uma análise geográfica, porque interpreta o espaço escolar como sendo socialmente construído. Na perspectiva apresentada na tese, o estudo das relações estabelecidas entre os seres humanos visou às diferenciações internas nelas existentes, compreendendo as diferentes formas de produzir e reconhecer as questões ideológicas e políticas que contém e estão contidas no espaço social das escolas. "Efetivamos esse estudo a partir da interpretação aberta dos pressupostos teóricos, buscando articulá-los à interpreção da realidade educacional das escolas de Manaus", esclareceu a autora.
A pesquisadora Aldenéia Soares da Cunha explicou que a constituição de um grupo focal mostrou-se um fator decisivo para a interpretação da realidade existente nas escolas, pois permitiu captar os conceitos, sentimentos, atitudes, crenças e experiências dos professores, tendo como referência temática a questão de gênero. Para ela, a dinâmica do grupo focal permitiu o aparecimento de uma multiplicidade de pontos de vista e processos emocionais que caracterizam e determinam a organização do espaço escolar. "Em pleno século XXI, ainda se percebem discriminações de gênero dentro do contexto escolar, pois meninos e meninas são educados de forma diferente para que possam assumir papéis que correspondam a essas diferenças, o que torna a escola, como instância educacional, uma das responsáveis por essa discriminação", disse a autora.
Sobre o RH- Doutorado Fluxo Contínuo
Esse programa consiste em conceder bolsas de doutorado a profissionais interessados em realizar curso de pós-graduação stricto sensu, em Programa de Pós-Graduação recomendado pela Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes) em outros Estados da Federação nas áreas de humanas, com exceção de arqueologia; Exatas e da Terra; Agrárias; Sociais e Aplicadas; Engenharias, com exceção das engenharias agrícola, materiais, metalúrgica, naval, química, sanitária; Biológicas, com exceção de farmacologia; Saúde; Linguística, Letras e Artes; Multidisciplinar.
Denison Silvan – Agência FAPEAM