INCT Brasil Plural traz renomado antropólogo cultural a Manaus
02/08/2011 – O Instituto Nacional de Pesquisas Brasil Plural (IBP) em parceria com o Programa de Pós-Graduação em Antropologia Social da Universidade Federal do Amazonas (PPGAS/Ufam/Museu Amazônico) trazem a Manaus o renomado antropólogo norte-americano Roy Wagner, para ministrar aula magna de abertura do semestre do curso de Antropologia, no dia 4 de agosto às 9h, no auditório Rio Solimões do Instituto de Ciências Humanas e Letras (ICHL/Ufam).
Os financiadores do INCT Brasil Plural são as Fundações de Amparo às Pesquisas dos Estados de Santa Catarina e Amazonas (Fapesc e FAPEAM), as Universidades Federais dos dois estados (UFSC e Ufam), o Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq) e a Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes).
Segundo o professor Gilton Mendes, coordenador do evento, a palestra é destinada a pesquisadores, professores, alunos de graduação e pós-graduação e cumpre uma das propostas do IBP, que é de estabelecer conexões internacionais. “O Dr. Roy Wagner é conhecido internacionalmente como um dos principais antropólogos em atividade e um dos autores contemporâneos de maior repercussão nas ciências humanas”, disse.
Mendes também afirmou que Roy Wagner interessou-se pelo convite de vir a Manaus estimulado pela ideia de conversar com conhecedores sobre a antropologia indígena amazônica, explicitada pelos próprios índios.
Melanésia e Amazônia em pauta
No dia 5 de agosto, Roy Wagner participará de uma mesa-redonda intitulada ‘Conversações Melanésias e Amazônia’, com os pesquisadores indígenas. Promovida pelo Programa de Pós-Graduação em Antropologia Social em conjunto com o Núcleo de Estudos da Amazônia Indígena (Neai). O evento acontecerá às 15h, na Rua Coronel Sérgio Pessoa, 147, na Praça dos Remédios, Centro de Manaus. A mesa-redonda contará com a participação especial de Justin Shaffner, da Universidade de Cambridge (EUA).
Mendes explicou que os debates visam à inserção dos participantes no contexto da produção intelectual sobre a Melanésia, região da Oceania que transformou a disciplina antropológica ao propor um olhar renovado para as culturas dos outros povos a partir das conceitualizações nativas. “Trata-se de uma contribuição crucial para a história da antropologia”, observou.
Quem é Roy Wagner
Roy Wagner estudou astronomia, literatura inglesa e história na Universidade de Harvard e fez sua pós-graduação em antropologia na Universidade de Chicago. Em 1972 escreveu o livro Habu, sobre a inovação de ‘significado’ na religião Daribi, resultado de mais uma estadia em campo, de julho de 1968 a maio de 1969.
Wagner desenvolveu uma teoria geral sobre a invenção de significado e sobre a noção de cultura, publicada em ‘A invenção da cultura’ em 1975, obra que ganhou nova edição revista e ampliada em 1981, livro que foi o mais esperado pelo meio antropológico nos últimos anos.
Siga a FAPEAM no Twitter e acompanhe também no Facebook
Foi professor na Universidade de Southern Illinois e de Northwestern entre1966 e 1973. Em 1974, foi convidado a assumir a chefia do departamento de Antropologia da Universidade da Virginia, onde leciona até hoje.
O antropólogo tem ministrado conferências nos Estados Unidos e em vários países da Europa. No Brasil, proferirá conferências e debates na Universidade Federal de Minas Gerais, em Belo Horizonte, na Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), em Florianópolis, na Universidade de Brasília (UnB), na Universidade de São Paulo (USP), em São Paulo e no Museu Nacional no Rio de Janeiro.
INCT reúne pesquisadores de diferentes campos
O IBP iniciou suas atividades a partir de uma rede de pesquisadores das Universidades Federais de Santa Catarina (UFSC) e do Amazonas (Ufam), dedicados a diferentes campos e especialidades da Antropologia, visando propor e rediscutir uma ‘outra’ imagem sociocultural e ambiental do Brasil.
O maior objetivo do Instituto é desenvolver, em ambas as regiões, um programa comparativo de pesquisas que permita sustentar, por um lado, atividades de formação avançada de cientistas sociais com uma visão mais ampla e articulada das várias realidades brasileiras e, por outro lado, um conjunto de ações de divulgação e extensão, de subsídios para ações de intervenção e de políticas públicas.
Serviço:
Evento: Aula Inaugural do Semestre no Instituto de Ciências Humanas e Letras (ICHL)
Dia: 04/08/2011
Local: no Auditório Rio Solimões – Ufam
Horário: 9h
Evento: Conversações Melanésia e Amazônia
Dia: 05/08/2011
Local: Núcleo de Estudos da Amazônia Indígena (Neai), Rua Cel. Sérgio Pessoa, 147, Praça dos Remédios, Centro.
Horário: 15h
Redação: Nefa Costa
Edição: Carlos Fábio Guimarães – Agência FAPEAM