Incubadora de Tecnologia da Fucapi transforma cenário de inovação no Amazonas
Ao longo de dois anos de atuação, a Fucapi Incubadora de Tecnologia (FIT) obteve resultados promissores para o cenário de inovação no Amazonas. Estão instaladas 16 empresas de negócios voltados para áreas importantes como Tecnologia da Informação (TI), Engenharia Ambiental, Biotecnologia, Automação Industrial e Multimídia Digital.
Siga a FAPEAM no Twitter e acompanhe também no Facebook
O processo de incubação é considerado um dos mais eficazes mecanismos de formação de empresas, na visão do Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação (MCTI). Segundo dados de estatísticas norte-americanas e europeias, a taxa de mortalidade de empresas que passam por incubação é de 20%, enquanto entre as demais empresas vai a 70%.
Segundo o coordenador da FIT, Euler Guimarães, a incubadora apresenta pelo menos três grandes diferenciais no mercado. “Nesse sentido vale ressaltar que no momento somos a única que possui certificação ISO 9000, temos um prédio construído exclusivamente para fins de incubação de empresas com laboratórios para suporte às empresas, e finalmente somos uma incubadora focada em empresas de base tecnológica, majoritariamente centrada no desenvolvimento de processos ou produtos que sejam inovadores”, frisou.
Na avaliação do coordenador do Núcleo de Estudos e Pesquisas (Nepi) da Fucapi, economista e doutor em Biotecnologia, Francisco Elno, para o ano de 2015, os maiores desafios são os próprios cenários macroeconômicos brasileiros como o crescimento da economia, o que impacta o mercado como um todo, inclusive o consumo, a poupança, a renda e os investimentos produtivos, desde uma startup até uma grande multinacional.
Além disso, esperam-se possíveis cortes ou contingenciamentos de recursos diante de uma nova política econômica de redução de gastos governamentais, podendo atingir também o ecossistema onde se insere uma incubadora. “De modo mais específico, a FIT terá para o ano de 2015, o desafio do estabelecimento de uma aceleradora, e de incrementar a cultura do empreendedorismo e da inovação na Fucapi como um todo”, frisou.
Leia a matéria completa aqui.
Fonte: Agência Fucapi, por Cristiane Barbosa