Incubadora do Ifam celebra projetos de sucesso e se prepara para expandir em 2017
Incubadora AYTY recebeu fomento da Fapeam via edital PRÓ-INCUBADORAS
Em 2016, sete projetos passaram pela incubadora do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Amazonas (Ifam) e movimentaram o cenário empreendedor da instituição. A expectativa para este ano é que a AYTY-Incubadora continue em expansão e alcance outros campi espalhados pelo Amazonas.
Segundo a gestora da AYTY, Maria Goretti Falcão de Araújo, a incubadora, que recebeu apoio da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado do Amazonas (Fapeam) via edital PRÓ-INCUBADORAS 019/2014, tem o principal papel de oferecer suporte aos empreendedores e contribuir com a geração de emprego e renda na região.
“Oferecemos suporte aos empreendedores. Principalmente alunos do Ifam, para que possam desenvolver uma ideia inovadora, construindo seu Modelo de Negócio e a partir daí, elaborar seu Plano de Negócio para transformar seu empreendimento em sucesso no mercado. Disponibilizamos aos empreendedores infraestrutura, capacitações, consultorias, orientação sobre aspectos administrativos, comerciais, mercado e financeiro, entre outros, essenciais ao desenvolvimento da empresa e, a partir daí contribui com geração de emprego e renda na região”, disse a gestora.
De acordo com Maria Goretti, passaram pela AYTY-Incubadora no ano passado, em torno de 7 projetos, sendo um deles oriundos do Hotel Tecnológico da Incubadora (pré-incubação), onde as ideias inovadoras são preparadas para se transformarem em Negócio e concorrerem ao Processo Seletivo da AYTY.
O referido projeto é o restaurante delivery “El Mariachi”, de comida mexicana. O projeto participou do Hotel Tecnológico da AYTY com uma ideia, e atualmente experimenta bons resultados no mercado. Também no segmento alimentício, a empresa “Na Floresta”, incubada na AYTY, ganhou destaque em 2016. Ela é a primeira fábrica de chocolates do Amazonas.
“A Na Floresta recebeu apoio da AYTY desde o desenvolvimento do produto, com a participação de professores, como a professora Lúcia Boeira, e alunos do Ifam. Também recebeu capacitações, consultorias e este ano está lançando seu produto no mercado tendo como fornecedores as comunidades de ribeirinhos, objetivando valorizar os produtos que vêm da floresta e as pessoas que ali vivem, gerando renda”, disse a gestora da AYTY.
A professora Maria Gorettti é gestora da AYTY incubadora
Outra empresa de Tecnologia da Informação (TI) incubada na AYTY também ganhou notoriedade tanto no cenário local como no internacional.
“A ‘Interactive’ tem atuado no mercado nacional e internacional. Com destaque para o desenvolvimento do Jogo “Amazon The Eldorado” que possibilita a imersão competitiva e educativa na floresta amazônica, o jogo torna possível explorar e compreender o ambiente da floresta através da realidade virtual.
Para 2017, a expectativa é que mais empreendedores participem do processo seletivo para ingresso na incubadora, conforme Maria Goretti.
“Nesse ano vamos continuar a expandir a AYTY para todos os municípios onde existam campi do IFAM, a incubadora poderá atuar no propósito de desenvolver o município na geração de emprego e renda, de acordo com a especificidade da região. Destacamos o apoio fundamental da Fapeam, com o Programa Pró-incubadora, que permitiu que a AYTY atingisse os objetivos propostos no apoio aos empreendedores”, destacou a gestora.
Repórter- Francisco Santos (Agência Fapeam)
Fotos- Érico Xavier (Agência Fapeam)