Informática a serviço da comunicação entre professores e alunos


08/02/2012 – Estudantes do curso técnico de informática da Fundação Centro de Análise, Pesquisa e Inovação Tecnológica (Fucapi), localizada na zona sul, estão aprendendo a desenvolver programas para computadores. Eles criaram um portal exclusivo para compartilhamento de informações entre professores e alunos, uma espécie de rede social. O sistema permite, além da comunicação e visualização online do boletim, acesso ao entretenimento por meio de jogos e chats.

O desenvolvimento do projeto contou com investimentos do Governo do Estado do Amazonas, por meio do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação Científica (Pibic-Jr), desenvolvido a partir de uma parceria entre o Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq) e Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado do Amazonas (FAPEAM).

Siga a FAPEAM no Twitter e acompanhe também no Facebook

/Segundo o estudante Josimar Ferreira, a rede social batizada de ‘Hoo Hoot’ teve o nome inspirado no som que a coruja emite e por ser um animal que representa a sabedoria. Ferreira também explica que a rede foi criada porque as páginas de relacionamentos estão presentes cada vez mais na vida dos jovens, e que não há nada melhor que transportar as tecnologias do mundo para o cotidiano da sala de aula.

“Todo mundo hoje dedica algum tempo olhando as redes sociais. Pensamos em adequar isso para fins educacionais. Assim, professores e alunos ficam mais próximos e isso faz com que haja a troca de ideias e experiências”, declarou.

O projeto, coordenado pelo professor Marcelo Mendes, tem todo o conteúdo e serviços voltados para assuntos educacionais. “O nosso grande objetivo é fazer com que possamos oferecer informações voltadas à educação”, ressaltou o professor.

A ideia surgiu dos alunos e bolsistas de iniciação científica que decidiram criar o site devido as redes sociais serem um dos pontos fortes da internet. Ele revela também que o portal, além de quebrar barreiras na comunicação dentro da instituição também faz com que os alunos esclareçam dúvidas sobre as aulas.

“Nosso objetivo é aproximar alunos e professores, de forma que se eu precisar tirar alguma dúvida, eu entro no portal, converso com alguém que esteja online, e pronto, dúvida esclarecida”, explicou o estudante Josimar Ferreira.

Sobre o Pibic Jr

Esse programa é desenvolvido em parceria com o CNPq e consiste em apoiar, com recursos financeiros e bolsas, a inserção de estudantes do Ensino Médio em projetos de pesquisa em instituições públicas e privadas do Estado do Amazonas.

Redação: Esterffany Martins e Rafaela Vieira
Edição: Ulysses Varela – Agência FAPEAM

Veja mais notícias >>

Deixe um novo comentário

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *