Iniciação científica- oportunidades para jovens da graduação é tema de Webinar


A Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado do Amazonas (Fapeam) promove nesta sexta-feira (9/4), às 11h, o “Webinar- Iniciação Científica: oportunidades para jovens da graduação”, com intuito de aproximar e compartilhar experiências acerca da iniciação cientifica, bem como apresentar projetos  desenvolvidos por pesquisadoras mulheres e  bolsistas no âmbito do Programa de Apoio à Iniciação (Paic). 

Esta é a segunda edição deste ano de Webinar promovido pela Fapeam, a atividade integra as ações do Movimento Mulheres e Meninas  na Ciência, adotado pela Fapeam, cujo tema deste ano é “A cientista que sou saúda a cientista que mora em você”.   

WhatsApp Image 2021-04-08 at 09.03.15

A atividade será mediada pela pesquisadora da Universidade do Estado do Amazonas (UEA), Patrícia Melchionna, com a participação da pesquisadora Jacqueline Sachett e a bolsista  Alessandrina Gomes Doval da Fundação Alfredo da Matta (Fuam); e  a pesquisadora  Rita Valéria Andreoli  e a bolsista  Mira Assenova  que realizam projeto no âmbito do Paic na UEA.

Segundo dados da Unesco, as mulheres ainda têm pouca participação na ciência, menos de 30% dos pesquisadores no mundo são mulheres. Diante disso, esta atividade tem objetivo de estimular uma maior participação de jovens em atividades de iniciação científica.   

Paic

O Programa é desenvolvido pela Fapeam com objetivo de apoiar, com recursos financeiros e bolsas institucionais, estudantes de graduação interessados no desenvolvimento de pesquisa em instituições públicas e privadas do Amazonas. Na graduação, a iniciação científica é um instrumento de formação que engaja o estudante na pesquisa, potencializando o olhar crítico sobre a realidade local e exercitando a articulação entre áreas de conhecimentos.

Deixe um novo comentário

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *