Inovações em C&T para Amazônia têm destaque em debate


Dando início à 5ª Jornada de Seminários, a Secretaria de Estado de Ciência e Tecnologia (Sect) promoveu, na manhã desta quinta-feira (26), o seminário “Ciência, Inovação e Tecnologias para o desenvolvimento da Amazônia”, realizado no Centro de Convenções do Studio 5, no bairro do Japiim, zona sul da cidade.

O evento, inserido na programação da 5ª Feira Internacional da Amazônia (Fiam 2009), foi realizado em parceria com a Universidade do Estado do Amazonas (UEA) e contou com dois painéis temáticos, um referente ao tema “Telecomunicações e Plataformas de Programas Socioambientais para os Trópicos” e outro sobre “Tecnologias Estratégicas para o Desenvolvimento da Amazônia”.

A proposta foi debater as políticas e ações de cooperação internacional em ciência e tecnologia para o Estado do Amazonas no cenário atual, fazendo uma prospecção sobre os desafios futuros. Participaram dos painéis representantes de institutos nacionais de pesquisa, bem como coordenadores e diretores de empresas nacionais com trabalhos voltados às plataformas de programas socioambientais.

Segundo o diretor da Associação Brasileira de Telecomunicações, Alexandre Tosoni, as inovações tecnológicas são primordiais para o desenvolvimento das áreas rurais. “Implementada de forma coordenada e em compasso com o manejo florestal, a tecnologia é um componente estrutural do desenvolvimento socioambiental das áreas rurais e remotas”, afirmou o dirigente.

Na oportunidade, foram apresentadas as inovações tecnológicas para os processos de monitoramento da floresta Amazônica: os programas de capacitação em sensoriamento remoto por radar, que têm o objetivo de detectar aspectos do solo (irregularidades, curvas de nível e depressões), e a criação de um modelo digital da altura das árvores, do terreno (solo), além da monitoração do curso dos rios e a medição do volume de água na região amazônica.

Camila Carvalho – Agência Fapeam

Deixe um novo comentário

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *