Inpa começa ano de 2015 com mais seis depósitos de pedidos de patentes no Inpi


O Instituto Nacional de Pesquisas da Amazônia (Inpa/MCTI) começou o ano de 2015 com seis pedidos de depósito de patentes junto ao Instituto Nacional de Propriedade Industrial (Inpi). Os pedidos de patentes são resultados de quatro pesquisas nos campos da nutrição, tecnologia e engenharia de alimento; além de uma invenção que está relacionada às áreas das engenharias civil e de materiais; e uma outra tecnologia associada aos setores da farmácia, da medicina e da fitoquímica.

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Ao todo, o Inpa tem 71 pedidos de depósitos de patentes, totalizando 175 produtos e processos registrados. “O Instituto dispõe desse total se considerarmos que um pedido gera, muitas vezes, mais de um produto, novos processos, composições e métodos”, explica a titular da Coordenação de Extensão de Tecnologia e Inovação (Ceti) Rosangela Bentes.

O Inpa dispõe de uma lista de oferta tecnológica que está à disposição do empresariado interessado em produzi-las industrialmente. “Temos um portfólio de tecnologias disponíveis para as empresas desenvolverem e explorarem comercialmente”, ressalta Bentes.

Para a coordenadora, acessar tecnologias oriundas de pesquisas é certamente um grande diferencial para as empresas. “É isso que o governo incentiva: que tais tecnologias sejam acessadas ou demandem por pesquisas, que possam ser desenvolvidas, de forma pontual e estratégica, para disponibilizar produtos inovadores atrelados à pesquisa”, destaca Bentes.

De acordo com ela, o Instituto realiza a pesquisa e torna-se necessário que empresas desenvolvam tais resultados, possibilitando a caracterização da Inovação pelas mesmas. Ela explica que o processo é rápido de ser realizado. “Depende, apenas, do entendimento do acordo de transferência para a exploração”, ressalta a coordenadora.

Segundo Bentes, é do interesse do Inpa e do Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação (MCTI)   informar à sociedade e ao empresariado que o Instituto está disponibilizando essas tecnologias para que possam ser desenvolvidas por um empreendedor já consolidado no mercado ou até mesmo por aquele que queira criar uma empresa e desenvolver um produto, fazendo com que essas inovações cheguem ao mercado.

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Fonte: Inpa

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