Inpa comemora 53 anos com lançamento de livros


Produzir conhecimento científico para beneficiar a sociedade brasileira e as populações amazônidas. Com esse comprometimento, o Instituto Nacional de Pesquisas da Amazônia (Inpa) comemorou, na última sexta-feira, 53 anos de existência. O aniversário foi marcado por uma programação especial ao longo do final de semana.

O diretor do Inpa, Adalberto Luís Val, acredita que a importância do instituto será mais evidente para as próximas gerações. “Estamos comemorando não apenas o que o Inpa já produziu, mas também o potencial que o Instituto tem para contribuir com um futuro melhor”, disse.

Adaberto Val apontou, também, algumas linhas de pesquisa de destaque do instituto como os estudos sobre a diversidade biológica, a incorporação de carbono pela floresta e a produção de peixes. “São contribuições do Instituto não apenas para a sociedade brasileira, mas também para o mundo”.

O compromisso do Instituto com a sociedade também foi destacado pelo secretário de Estado de Ciência e Tecnologia, Ademir de Oliveira. “O conhecimento acumulado pelo Inpa nesses 53 anos vai beneficiar futuras pesquisas na região”, afirmou.

Para a secretaria municipal de Meio Ambiente, Luciana Valente, “o Instituto vem colocando sua expertise técnica e científica á serviço da formulação de políticas públicas, envolvendo-se e contribuindo com vários projetos da prefeitura”.

Além da reinauguração da Casa da Ciência, o aniversário do Instituto contou também com o lançamento dos livros “As aventuras de Zizi”, de Vera Marial Fonseca de Almeida e Val, “Produtos e Processos Patenteados”, organizado por Noélia Falcão, “Biodiversidade do Médio Madeira: bases científicas para propostas de conservação”, de Lucia Rapp Py-Daniel, Claúdia Pereira de Deus, Augusto Loureiro Henriques, Daniel Mansur Pimpão e Odirlene Marinho Ribeiro.

Outros dois lançamentos foram “A distribuição dos povos entre Rio Branco, Orinoco, Rio Negro e Yapura”, de Theodor Koch-Grunberg, com tradução de Erwin Frank, e “Pimentas de Roraima”, de Reinaldo Imbrózio Barbosa, Francisco Joaci Freitas Luz, Herundino Ribeiro do Nascimento Filho e Cice Batalha Maduro, ambos editados com o apoio da Fundação de Amparo á Pesquisa do Estado do Amazonas (Fapeam).

Para diretor-presidente da Fapeam, professor Odenildo Sena, “é uma satisfação ver a parceria entre a Fundação e o Instituto proporcionarem a realização dessas publicações”. Ele destaca que a Fapeam tem colocado à disposição dos alunos e pesquisadores do Inpa recursos que têm possibilitado a efetivação de trabalhos importantes para a ciência e tecnologia na região Norte. “E quem ganha com isso é a sociedade”, acrescentou.

Com linhas de pesquisas relevantes para C&T, o Instituto tem todo potencial para contribuir com as futuras gerações. “Mas, para isso, precisa enfrentar o desafio de transmitir para a sociedade toda informação agregada por suas pesquisas. Sabemos que as informações que o Inpa adquire pertencem à população e estamos trabalhando para que a sociedade possa, cada vez mais, se apropriar desses conhecimentos”, conclui Val.

 

Hemanuel Jhosé – Decon/Fapeam

Deixe um novo comentário

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *