Inpa dá início às atividades da Semana Nacional de Ciência, Tecnologia e Inovação
17/10/2013 – Atividades que aliam ciência e saúde estarão no centro da Semana Nacional de Ciência e Tecnologia de 2013 (SNCT), que terá como tema ‘Ciência, Saúde e Esporte’. O objetivo é mostrar a importância das atividades físicas à saúde do homem e como a ciência pode contribuir para a melhoria do desempenho de esportistas de alto rendimento. A abertura das atividades do Instituto Nacional de Pesquisas da Amazônia (Inpa) ocorreu hoje (17), no Bosque da Ciência. A programação se estende até a próxima sexta-feira (25/10), com a realização de 147 ações promovidas em parceria com várias instituições. A solenidade contou com a presença de estudantes de escolas estaduais, pesquisadores e gestores.
Siga a FAPEAM no Twitter e acompanhe também no Facebook
Em sua 10ª edição, a SNCT é coordenada pelo Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação (MCTI). No Amazonas, é organizada pela Secretaria de Estado de Ciência, Tecnologia e Inovação (Secti/AM) e conta com o apoio da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado do Amazonas (FAPEAM).

Durante a solenidade, gestores falaram sobre a importância da Ciência para o desenvolvimento do Amazonas. (Foto: Luís Mansuêto/Agência FAPEAM)
Este ano a SNCT terá um diferencial no estado. Para incentivar e popularizar ainda mais o desenvolvimento da ciência nos municípios amazonenses, Parintins (distante 369 quilômetros da capital) irá sediar uma solenidade de abertura no dia 21 deste mês. Todavia, a abertura oficial ocorrerá em Manaus no dia 23, às 10h, na Vila Olímpica, no bairro Dom Pedro, zona Centro-Oeste. As atividades serão concentradas na ‘Estação Ciência’ que será montada no Clube do Trabalhador do Ses. A Estação funcionará de 30 de outubro a 02 de novembro.
Conforme a coordenadora da SNCT do Inpa, Denise Machado Gutierrez, nesta quinta-feira (17), à tarde, serão realizadas palestras. À noite, estudantes de pós-graduação do Instituto farão visitas às escolas e universidades. No próximo sábado (19) será realizado o ‘Circuito da Ciência’ especial, na Reserva Florestal Adolpho Ducke, na zona Leste, e no domingo (20) receberá o ‘Desafio da Reserva Ducke’. Também no dia 20, o Clube de Orientação da Agremiação dos Subtenentes e Sargentos da Amazônia (Corasa) e a Federação Amazonense de Orientação (FOA), em parceira com o Inpa, realizam a 3ª Etapa do 5° Campeonato de Orientação do Amazonas, uma competição na floresta dentro do perímetro urbano de Manaus.
Já no dia 24, data do aniversário de Manaus (AM), o Inpa, em parceria com o Pedala Manaus, realiza a partir das 9h uma ‘Pedalada Científica’. “As atividades demonstram que a ciência é transversal e está presente em todas as áreas”, salientou e completou que as “atividades de divulgação científica também ocorrerão nos municípios de Rio Preto da Eva, Manacapuru, Iranduba, Autazes, Itapiranga, Itacoatiara. A meta é romper o isolamento e difundir o conhecimento científico”, avisou.
Por sua vez, o representante da Secti/AM, Moisés Israel Belchior Andrade de Oliveira, disse que se trata de um momento histórico para a ciência no estado, uma vez que o Sistema Estadual de Ciência, Tecnologia e Inovação também está completando 10 anos – composto pela Secti/AM, FAPEAM, Universidade do Estado do Amazonas (UEA) e o Centro de Educação Tecnológica do Amazonas (Cetam). Ele lembrou que o estado é o único do país que promove ações em todos os municípios da região.

Auditório ficou pequeno para o número de pessoas que assistiram a abertura. (Foto: Luís Mansuêto/Agência FAPEAM)
Sobre o número de atividades previstas, o coordenador de Extensão do Inpa, Carlos Roberto Bueno, disse que estão previstas mais de 2.900 iniciativas cadastradas para o Amazonas, o que só é possível por conta das parcerias entre todas as instituições envolvidas. Em relação ao número de participantes, ele lembrou que quando a SNCT iniciou contavam com aproximadamente 30 mil pessoas, hoje, são cerca de 110 mil. “É um salto enorme que possibilita a realização de diversas atividades, aliando esporte e lazer”, afirmou.
A solenidade de abertura contou com a presença do diretor substituto do Inpa, Estevão Vicente Cavalcante Monteiro de Paula, do deputado estadual José Ricardo Waddington, do representante da Secretaria de Estado da Juventude, Desporto e Lazer (Sejel), Ricardo Marrocos, além de estudantes das Escolas Estaduais Ulisses Guimarães, Santana e Tiradentes.
Sobre a Semana
A SNCT é realizada em todo o país no mês de outubro, desde 2004, sob a coordenação da Secretaria de Ciência e Tecnologia para Inclusão Social do MCTI (Secis/MCTI) e a colaboração de entidades e instituições de ensino, divulgação e pesquisa. O objetivo principal é mobilizar a população, em especial, crianças e jovens, a respeito de temas e atividades de ciência, tecnologia e inovação (CT&I).
Luís Mansuêto – Agência FAPEAM