INPA e UEA divulgam os aprovados no doutorado


O Instituto Nacional de Pesquisas da Amazônia (INPA) e a Universidade do Estado do Amazonas (UEA) divulgaram hoje a lista dos 15 aprovados para o curso de doutorado em Clima e Ambiente (ver quadro). Vinte e três candidatos, de um total de 39, foram submetidos à entrevista com a banca examinadora. No caso do mestrado, dos 34 pré-selecionados, 30 estão realizando, desde o início desta semana, um curso de nivelamento no Inpa, com duração de um mês. Ao final, serão selecionados até 15 dos que obtiverem bom aproveitamento no curso.

Resultado de uma parceria interinstitucional (INPA e UEA), a pós-graduação em Clima e Ambiente tem quatro linhas de pesquisa: Modelagem Climática; Meteorologia Tropical; Clima e Funcionamento dos Ecossistemas Amazônicos; e Processos de Interação Biosfera-Atmosfera, na área de concentração Interações Clima-Biosfera na Amazônia. Os novos cursos foram inspirados nas áreas de pesquisas do LBA (Programa de Grande Escala da Biosfera-Atmosfera na Amazônia), que tem seu Escritório Central no INPA.

Pioneira na Amazônia, a pós-graduação em Clima e Ambiente registrou em seu primeiro processo seletivo um total de 205 candidatos para o mestrado e de 39 para o doutorado. Um dos objetivos da criação dos cursos – a formação de recursos humanos da região – foi alcançado, considerando que apenas dois candidatos ao doutorado e quatro ao mestrado vêm de outras regiões do País.

“Nesse sentido, podemos dizer que a nossa expectativa foi confirmada, já que a maioria é da própria região, incluindo alguns de municípios do interior do Amazonas, como Parintins e São Gabriel da Cachoeira”, afirma Antonio Manzi, coordenador da pós.

Os candidatos ao mestrado estão realizando o curso de nivelamento “Introdução à ciência e modelagem de clima-ambiente da Amazônia”, com quatro módulos de 20 horas: Funcionamento Biogeoquímico em Ecossistemas Amazônicos; Processos de Interação Biosfera-Atmosfera; Matemática Básica para Meteorologia; e Meteorologia e Climatologia Básica e Mudanças Climáticas.

Os módulos estão sendo ministrados pelos pesquisadores Flávio Luizão, José Francisco Gonçalves, Luiz Antonio Cândido e Antonio Manzi, do Inpa, além de Prakki Satyamurty, do Inpe (Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais), mas vinculado ao Inpa e à UEA por meio do Programa Amazonas Senior da FAPEAM (Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado do Amazonas. Todos os participantes receberão  certificado.

Na fase de pré-seleção, a comissão avaliou o currículo Lattes dos candidatos, considerando publicações e experiência de estágios e trabalhos na área, além dos demais documentos solicitados (diploma, histórico acadêmico, cartas de recomendação e o plano de trabalho no caso do doutorado). Aqueles que não foram pré-selecionados têm até o final deste mês para retirar a documentação enviada no Escritório Central do LBA, no campus Aleixo II do INPA.

O Programa – A Pós-graduação em Clima e Ambiente tem por objetivo tratar as questões dos impactos climáticos e ambientais na Amazônia advindos das mudanças de uso da terra na região e das mudanças climáticas globais de forma multi e interdisciplinar na formação e treinamento de recursos humanos. Além de Inpa e UEA, o corpo docente conta com pesquisadores do Inpe, da Universidade de São Paulo (USP) e da Universidade Federal de Viçosa (UFV). Mais informações pelo site http://posclima.inpa.gov.br/ ou e-mail cliamb@inpa.gov.br.

CANDIDATOS SELECIONADOS:

Ana Maria Reis

Antonio Ferreira Azevedo

Carliza Bastos Sena

Carlos Benedito Santana da Silva Soares

Claudia Eugenio da Silva **

Edileuza Carlos de Melo

João da Silva Carvalho

Julio Tota da Silva

Luis Antonio de Araújo Pinto

Marcelo Parise

Marcos Paulo Santos Pereira

Renato Cruz Senna

Rodrigo Choji de Freitas

Samara Olinto Montenegro

Sheilla Christini Santana

** Aceite condicional

Assessoria LBA-Inpa

Deixe um novo comentário

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *