Inpa faz seleção para bolsas de iniciação científica
O Instituto Nacional de Pesquisas da Amazônia recebe inscrições até terça-feira (30/6) para seleção de mais 30 bolsistas do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação Científica (PIBIC), mantido pelo Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq). O programa é voltado a estudantes em nível de graduação nas áreas de ciências humanas, biológicas, agrárias, exatas e multidisciplinares.
Essa é a segunda fase de inscrições para o PIBIC. Na primeira fase, o instituto ofereceu 203 bolsas, sendo 133 do CNPq e 70 da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado do Amazonas (Fapeam), através do Programa de Apoio à Iniciação Científica do Amazonas (PAIC).
Os interessados em participar do processo de seleção devem se apresentar, munidos de documento de identificação pessoal e declaração de escolaridade, na Divisão de Apoio Técnico (DAT) do Inpa, localizado na Avenida André Araújo, Aleixo, em Manaus.
Procedimentos
Depois de uma entrevista o candidato é encaminhado para uma coordenação de pesquisa do Inpa, cuja área de atuação coincida com a que ele pretende seguir.
Os critérios de seleção de cada bolsista são estabelecidos pelo comitê de seleção do instituto. Os escolhidos para o programa de iniciação científica começam as atividades no Inpa em agosto deste ano, finalizando-as em julho de 2010.
De acordo com números da DAT, atualmente o Inpa conta com 230 estudantes participando de programas de iniciação científica com bolsas tanto do CNPq, quanto da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado do Amazonas (Fapeam) e do próprio Inpa.
Incentivo à formação de pesquisadores
Além de contribuir com a formação intelectual do estudante, o PIBIC estimula a formação de novos pesquisadores, preparando clientela qualificada para os programas de pós-graduação e aprimorando o processo de formação de profissionais para o setor produtivo, assumindo um papel importante na geração e capacitação de recursos humanos para atuar no campo científico amazônico.
Durante o programa, o estudante desenvolve um projeto de pesquisa realizando atividades de coleta de dados e análise de informações bibliográficas, obtidas em laboratórios ou em campo. Ao longo do processo o aluno é orientado pelo pesquisador responsável.
Para concorrer às vagas, o estudante deve estar regularmente matriculado em curso de graduação, cursar entre o 2º e o 6º período do curso, não ter vínculo empregatício e dedicar-se às atividades universitárias e de pesquisa.
Além disso, o aluno deve executar o plano de atividades aprovado e apresentar os resultados parciais e finais da pesquisa sob forma de painel ou exposição oral, acompanhados de relatório, nos seminários de iniciação científica promovidos pela instituição.
Outras informações sobre o PIBIC no Inpa podem ser obtidas na DAT nos telefones (92) 3643-3149 ou 3643-3147.
Fonte: Tabajara Moreno – Ascom/Inpa