Inpa participa de projeto que incentiva experimentações artísticas na Amazônia
18/03/2013 – Em parceria com o Instituto Nacional de Pesquisas da Amazônia (Inpa/MCTI), a Manifesta Arte e Cultura, realizará o projeto ‘Lab Verde: Experimentações Artísticas na Amazônia’, que selecionará cinco artistas de todo o País para participar de curso na Reserva Florestal Adolpho Ducke, localizado no quilômeto 26 da Estrada Manaus-Itacoatiara (AM-010), no intuito de promover o meio ambiente como fonte de ideias para produções artísticas.
Siga a FAPEAM no Twitter e acompanhe também no Facebook
O projeto pioneiro levará os artistas a uma reflexão sobre as artes e o meio ambiente, para que, a partir de suas experiências na Reserva Ducke, produzam conteúdos inéditos nas artes visuais. Os selecionados serão consagrados com R$ 3 mil para confeccionar suas obras, que ficarão disponíveis para visitação pública no Jardim Botânico Adolpho Ducke, no bairro Cidade de Deus, zona norte de Manaus.
Durante a imersão na Reserva, que iniciará em 14 de junho, os artistas serão orientados por uma equipe especializada, entre eles a coordenadora de tecnologia social do Inpa, Denise Gutierrez, que participará da banca de avaliação e orientação dos projetos realizados.
“Essa parceria é muito importante para o Instituto, pois além de ser pioneiro, o curso terá um alcance nacional e possibilitará uma produção cultural a partir da floresta e dos seus recursos. Acredito que esse projeto também possa incentivar aqueles pesquisadores que, de alguma maneira, trabalhem com produções artísticas”, declarou Gutierrez.
Inscrições
A inscrição é gratuita e será realizada até o dia 14 de abril, no site www.labverde.com.br. Conforme o edital, a participação é aberta a todos, profissionais e estudantes; artistas, arquitetos, paisagistas, biólogos, fotógrafos, designers e interessados no tema da convocatória.
O projeto ‘Lab Verde: Experimentações Artísticas na Amazônia’, conta com o patrocínio da Rede Nacional Funarte de Artes Visuais/ Fundação Nacional de Arte (Funarte), e apoio da Prefeitura de Manaus, do Museu da Amazônia (Musa) e da Casa de Cultura Digital.
Para mais informações visite a página do projeto na rede social Facebook: LABVerde, pelo e-mail contato@labverde.com.br, ou ainda por meio da Assessoria de Imprensa do projeto: (11) 97673-6801 ou (11) 981758504.
Sobre a Reserva Florestal
Localizada a 25 km de Manaus, na Estrada Manaus-Itacoatiara (AM-010), a Reserva Florestal Adolpho Ducke é coberta por uma típica floresta tropical da Amazônia e abriga 100 quilômetros quadrados de mata preservada, o que a torna a maior reserva florestal urbana do mundo. Criada em 1963 com o objetivo de preservar a floresta amazônica para o futuro, é administrada pelo Inpa, responsável por cuidar da área de conservação e preservar sua biodiversidade.
Fonte: Inpa, por Fernanda Farias