Inpa premia escolas que têm maior grau ético de cuidado socioambiental
Com a proposta de simular um jogo criado como plataforma de educação ambiental, o ‘Ecoethos da Amazônia’, projeto realizado pelo Instituto Nacional de Pesquisas da Amazônia (Inpa) por meio do Laboratório de Psicologia e Educação Ambiental (Lapsea), irá premiar as escolas participantes pela obtenção de maior grau ético de cuidado socioambiental obtido durante as atividades do projeto. A entrega do ‘Prêmio Distinção’ ocorrerá nesta quinta-feira (13), às 14h30, no Auditório do Bosque da Ciência do Inpa.
Siga a FAPEAM no Twitter e acompanhe também no Facebook
O objetivo do Ecoethos é estimular os participantes a ampliarem seus conhecimentos e reflexões sobre as práticas cotidianas que resultem em problemas ambientais e a buscarem soluções cooperativas e responsáveis. As atividades são divididas de acordo com a simbologia de cinco elementos, sendo eles os biofísicos (água, ar, fogo e terra) e o social (responsabilidade e compromisso), dos quais são lançados desafios aos participantes.
Todos os membros são estimulados a fazer valer uma conduta de responsabilidade e cuidado com o ambiente. O cumprimento da tarefa representa a conduta dos participantes que é contabilizada em índices de sustentabilidade e graus éticos.
O ‘Ecoethos da Amazônia’ recebe financiamento do governo do Estado, via Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado do Amazonas (FAPEAM), sendo contemplado pelo Edital POP C&T, e do Instituto Nacional de Ciência e Tecnologia (INCT/Inpa) Madeiras da Amazônia. A coordenação do projeto é da pesquisadora do Inpa, Maria Inês Higuchi, juntamente com a tecnologista do Lapsea, Genoveva Azevedo.
Raíza Lucena – Agência FAPEAM