Inpa prorroga prazo para inscrições de bolsistas de iniciação científica
08/04/2013 – A Coordenação de Capacitação do Instituto Nacional de Pesquisas da Amazônia (Inpa/MCTI) torna pública a prorrogação do prazo para as inscrições de bolsistas para ingresso no Programa Institucional de Bolsas de Iniciacão Científica (Pibic/Paic) até 12 de abril, visando atender a demanda, na forma e condições estabelecidas pelo Edital de abertura.
Siga a FAPEAM no Twitter e acompanhe também no Facebook
A Iniciação Científica é um instrumento que permite a inserção dos estudantes em nível de graduação desenvolver atividades em projetos de pesquisa relacionadas à sua área de estudo. Nessa perspectiva, a iniciação científica possibilita, também, atuar como um instrumento de apoio teórico e metodológico auxiliando o jovem cientista no pensar e no fazer ciência na Amazônia.
Pibic
O Programa Institucional de Bolsas de Iniciação Científica, por meio do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico-Pibic/CNPq e Programa de Apoio a Iniciação Científica da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado do Amazonas-Paic/FAPEAM, oferece ao jovem cientista um incentivo individual que se operacionaliza como estratégia exemplar de financiamento seletivo aos melhores estudantes que apresentam relevantes projetos de pesquisa desenvolvidos pelos mesmos e por orientadores das diversas áreas científicas do Instituto.
A iniciação científica está compreendida dentro da missão institucional, uma vez que se relaciona ao esforço do INPA, qualificando pessoal de alto nível para atuar na Amazônia. Portanto, a iniciação científica tem um papel estratégico, pois incentiva a descoberta e o desenvolvimento de novos talentos, os quais são estimulados para a formação científica, por meio dos Cursos de Pós-graduação formando pesquisadores para o desenvolvimento da Ciência, Tecnologia e Inovação. Dessa forma, considera-se a bolsa de iniciação científica como um instrumento abrangente de fomento à formação de pessoal.
Objetivos do Programa no Inpa
1) proporcionar ao bolsista, orientado por pesquisador qualificado num grupo de pesquisa experiente, a aprendizagem de técnicas e métodos científicos, bem como estimular o desenvolvimento do pensar e da criatividade decorrentes das condições criadas pelo confronto direto com os problemas de pesquisas;
2) estimular pesquisadores produtivos a orientar estudantes de graduação iniciando-os na produção do conhecimento científico, tecnológico e artístico-cultural;
3) preparar clientela qualificada para ingresso nos Programas de Pós-graduação, contribuindo de forma decisiva à redução do tempo médio de permanência desses estudantes, aprimorando o processo de formação de profissionais para o setor produtivo, reduzindo o tempo médio de titulação de mestres e doutores;
4) contribuir para que, na próxima década, diminuam as disparidades regionais na distribuição da competência científica no país.
Áreas de abrangência
As grandes áreas atendidas pelo Pibic/Inpa são as seguintes: a) Ciências Exatas, da Terra e Engenharia; b) Ciências Biológicas; c) Ciências Agrárias; e d) Ciências Sociais Aplicadas e Ciências Humanas.
Fonte: Inpa