Inpa realiza curso de capacitação para professores com imersão na floresta amazônica


Uma semana imersos totalmente na floresta amazônica. Assim ficarão os professores da rede pública e privada de ensino durante o curso “A floresta amazônica e suas múltiplas dimensões” que o Instituto Nacional de Pesquisas da Amazônia (Inpa/MCTI) promoverá de 11 a 17 de outubro, na Reserva da Floresta Experimental (ZF-2), situada no Km 60 da BR-174. As inscrições estão abertas e são oferecidas 30 vagas.

Essa é a 13ª edição do curso, que é uma iniciativa do Laboratório de Psicologia e Educação Ambiental (Lapsea) e do Laboratório de Manejo Florestal (LMF) do Inpa, no âmbito do projeto INCT – Madeiras da Amazônia. Para a realização do curso, o Inpa conta com o apoio da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado do Amazonas (FAPEAM).

Siga a FAPEAM no Twitter e acompanhe também no Facebook

Com aulas teórico-práticas, o curso busca contribuir na formação continuada dos professores, compartilhando conhecimentos científicos a partir do aprofundamento de questões ecológicas e socioambientais, tendo a floresta amazônica como eixo central.

“Todo esse processo tem o caráter pedagógico onde ciência e ensino se entrelaçam, para uma melhor formação técnica dos professores, sobre os ecossistemas florestais e o papel da sociedade frente à mudança climática”, explica a tecnologista do Inpa e uma das organizadoras do curso, a pedagoga Genoveva Azevedo.

São oferecidas 30 vagas para professores do ensino fundamental e médio das redes pública e particular de ensino (capital e interior). Os docentes devem estar ministrando, preferencialmente, as disciplinas de biologia, ciências, geografia, física ou química. “Outras disciplinas também serão bem-vindas, considerando o caráter transversal do curso”, diz Azevedo.

Os interessados devem fazer as inscrições no Lapsea, situado no Campus I do Inpa (rua Otávio Cabral, s/nº, Petrópolis) ou podem solicitar a ficha de inscrição pelos e-mails: mines@inpa.gov.br ou genopan@gmail.com. Mais informações podem ser obtidas pelos fones 3643-3145 (Maria Inês ou Adriana) ou ainda pelo 3643-3361 (Genoveva ou Dayse), no horário comercial.

De acordo com Azevedo, alguns requisitos serão observados quanto à participação dos interessados.  Um deles é o de ser professor ou professora e estar atuando em sala de aula.  Outros critérios para participar do curso são: não possuir mestrado; ter disponibilidade para passar uma semana longe de casa, sem prejuízos para si e sua família; não estar sob cuidados médicos que o impeça de ir para a floresta; que possa multiplicar a experiência na escola; não ter participado neste mesmo curso nos anos anteriores.

 

FONTE: Inpa/MCTI

Deixe um novo comentário

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *