Inpa reconhece dedicação e contribuição à Ciência no Estado do Amazonas


13/10/10 O secretário de Estado de Ciência e Tecnologia (SECT) e diretor-presidente da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado do Amazonas (FAPEAM), Odenildo Sena, foi homenageado com a Menção Honrosa Warwick Estevam Kerr, outorgada pelo Instituto Nacional de Pesquisa da Amazônia (Inpa).

A cerimônia ocorreu na última sexta-feira, 8/10,  na Casa da Ciência do INPA. Na ocasião, Sena disse que se sentia muito orgulhoso e grato pela escolha de seu nome e pela deferência à menção honrosa. “Quero crer que essas coisas não são gratuitas, isso tem muito a ver com o trabalho que desenvolvo, desde 2005, na FAPEAM, e, agora, nesses últimos meses na SECT. Penso que os institutos de pesquisas e universidades são os que recebem o impacto desses investimentos e desse trabalho, portanto, tenho ficado muito feliz”, afirmou.

/A homenagem é a mais significativa conferida pelo Inpa a brasileiros ou estrangeiros que tenham contribuído para o desenvolvimento e avanço da docência, pesquisa científica e tecnológica e da inovação no âmbito da pós-graduação. Este ano, além de Sena, foram agraciados também a pesquisadora e orientadora da área de Agronomia, Joana D’Arc Ribeiro (in memoriam) e o técnico em Entomologia do Inpa, João Ferreira Vidal.     

Para o diretor do Inpa, Adalberto Val, não existe outra pessoa com a mesma formação que tem o professor Odenildo Sena para gerir todo esse processo da promoção em C&T no Amazonas. “O professor Odenildo Sena participa desde o momento embrionário de toda a área de C&T, cuja visão integrativa e universal vem contribuindo para o desenvolvimento do Estado do Amazonas como um todo”, destacou.         

Durante o discurso em nome dos agraciados, Sena salientou o trabalho desenvolvido pela FAPEAM no período de 2002 até 2008, que já foi destacado até pelo Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq). “A Região Norte foi a que mais avançou em números de doutores, mais particularmente, o Estado do Amazonas onde cresceu cerca de 146%, superando alguns estados da região sudeste, como São Paulo, que ficou com 83% de crescimento”, revelou Sena.

Antes da solenidade de entrega da Menção Honrosa Warwick Estevam Kerr aos homenageados, foram entregues diplomas dos cursos de mestrado e doutorado do Instituto.

Sobre o homenageado

/Odenildo Sena é professor da Universidade Federal do Amazonas (UFAM), possui especialização em Psicologia do Ensino e Aprendizagem também pela Universidade Federal do Amazonas (1981), mestrado em Linguística Aplicada e Estudos da Linguagem pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (1985) e doutorado em Linguística Aplicada e Estudos da Linguagem pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (1997).

Atualmente é referência na propagação de pesquisas nas áreas de C&T, por meio dos diversos programas oferecidos pela FAPEAM para o desenvolvimento científico na região amazônica.

Sebastião Alves – Agência Fapeam

Deixe um novo comentário

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *