Inscrições abertas para 7ª edição do Prêmio Fapeam de Jornalismo Científico
Premiação irá contemplar trabalhos jornalísticos que contribuíram, no ano de 2015, para a divulgação da ciência nos meios de comunicação do Amazonas
Estão abertas, até o dia 22 de junho, as inscrições para a 7ª edição do Prêmio Fapeam de Jornalismo Científico. O prêmio, que é uma iniciativa do Governo do Amazonas, por meio da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado do Amazonas (Fapeam) já se tornou referência entre profissionais e estudantes do Amazonas e tem o objetivo de incentivar a prática do jornalismo científico no Estado.
A premiação irá contemplar trabalhos jornalísticos que contribuíram, no ano de 2015, para a divulgação da ciência nos meios de comunicação do Estado e que estimularam a cultura de popularização da Ciência, Tecnologia e Inovação (CT&I).
As inscrições podem ser realizadas por meio de formulário online específico e enviadas por meio eletrônico através do sistema Sigfapeam. A lista dos finalistas deve ser divulgada ainda no mês de junho e a solenidade da premiação será realizada no mês de julho.
Em sua sétima edição, neste ano, os profissionais da área de comunicação participarão na modalidade comunicação midiática e podem concorrer nas seguintes categorias: impresso (jornal/revista), fotojornalismo, rádio, audiovisual (reportagem ou videorreportagem), imagem cinematográfica e internet.
Já os estudantes de comunicação podem se inscrever nas categorias impresso (jornal/revista), fotojornalismo, rádio e internet.
Poderão ser inscritos materiais jornalísticos divulgados entre 1º de janeiro de 2015 e 31 de dezembro de 2015. Cada autor poderá submeter até três trabalhos ao edital, independentemente da categoria, porém só poderá ser premiado em apenas uma das categorias desta edição do Prêmio. Caso o candidato tenha trabalhos vencedores em mais de uma categoria, receberá premiação apenas pela categoria que em que tenha obtido a maior nota.
Os trabalhos vencedores receberão um troféu de acordo com a modalidade, categorias e níveis definidos no edital.
Uma das novidades deste ano é que na categoria audiovisual (reportagem ou videorreportagem) os demais membros da equipe do trabalho vencedor receberão um diploma em reconhecimento à participação na elaboração do material jornalístico produzido.
Além da premiação aos profissionais e estudantes, serão concedidas menções honrosas, em caráter de incentivo, ao “Jornalista Amigo da Ciência – Impresso /Revista” e “Jornalista Amigo da Ciência – TV”, como forma de reconhecimento pela maturidade profissional.
Esterffany Martins /Agência Fapeam