Inscrições para o PCE vão até a próxima sexta-feira (25/02)
21/02/2011 – Professores das escolas públicas estaduais do Amazonas e da capital, Manaus, têm até as 13h da próxima sexta-feira, 25 de fevereiro, para submeterem propostas ao Programa Ciência na Escola (PCE), edição 2011.
O PCE é uma iniciativa da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado do Amazonas (FAPEAM), em parceria com as secretarias de Estado de Ciência e Tecnologia (Sect), de Educação (Seduc) e Secretaria Municipal de Educação (Semed), com o objetivo de apoiar a participação de professores, estudantes, jovens e adultos da educação básica (a partir do 6º ano) em projetos de pesquisa científica e tecnológica a serem desenvolvidos nas escolas.
Além de facilitar o acesso às pesquisas, o PCE visa desenvolver habilidades relacionadas à educação científica, estimulando o envolvimento de professores e estudantes da rede pública estadual e municipal de ensino para a vocação científica, incentivando a formação de jovens talentos. Os resultados dos aprovados sairá em abril e o início das atividades estão previstas para junho.
Investimentos chegam a R$ 3,3 milhões
Para 2011, o PCE possui recursos de aproximadamente R$ 3,3 milhões, sendo R$ 1,5 milhão da FAPEAM, R$ 1,3 milhão da Seduc e R$ 500 mil da Semed.
Este ano, estima-se apoiar até 230 projetos, sendo até 90 nas escolas estaduais da capital, até 90 nas escolas estaduais do interior e até 50 nas escolas municipais de Manaus. Os valores variam de acordo com as modalidades inscritas. Para professor jovem cientista (R$ 461), apoio técnico (R$ 360) e iniciação científica júnior (R$ 120).
O auxílio-pesquisa será concedido ao proponente e/ou coordenador do projeto no valor correspondente de até R$ 4,8 mil, destinado a despesas com capital e custeio, sendo que até R$ 840 poderá ser destinado à compra de equipamento individual de proteção e identificação voltado, exclusivamente, ao cumprimento das atividades estabelecidas no projeto de pesquisa aprovado.
Para saber mais sobre o Edital 012/2010 do PCE, clique aqui.
Redação: Anamaria Leventi
Edição: Fábio Guimarães