Inscrições para os editais do Programa de Comunicação Científica encerram no próximo dia 09
07/01/2014 – Profissionais e estudantes das áreas de Comunicação Social, Letras e Design têm até o próximo dia 09 para realizar inscrições nos editais do Programa de Apoio à Divulgação da Ciência – Comunicação Científica (027/2013 e 028/2013), da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado do Amazonas (Fapeam).
Siga a FAPEAM no Twitter e acompanhe também no Facebook
Ao todo serão disponibilizadas 65 vagas para graduados e graduandos que tenham interesse em atuar na área de difusão científica. Entre as atividades a serem desempenhadas estão: produção de textos, imagens, áudios e demais produtos de comunicação relacionados à divulgação de pesquisas teóricas/aplicadas ou de inovação, bem como demais assuntos referentes à Ciência, Tecnologia e Inovação (CT&I).
O Programa de Comunicação Científica terá vigência de 24 meses e a previsão é de que a implementação já ocorra a partir de março deste ano.
Após as inscrições será realizada a seleção, de acordo com as etapas: avaliação do currículo e histórico escolar, prova prática e entrevista. No caso das subcoordenações serão analisados projetos.
FAPEAM E SECTI-AM
O Programa de Comunicação Científica tem como foco atender duas frentes de trabalho. A primeira é de responsabilidade da FAPEAM, e apresenta quatro eixos temáticos. Sendo três voltados para a área de Comunicação Social, envolvendo o Portal da Agência de Notícias Fapeam, TV Fapeam e Rádio Com Ciência, e um eixo transversal, que abrange profissionais de áreas de apoio, como designers, publicitários e fotógrafos.
Já a segunda frente é coordenada pela Secretaria de Estado de Ciência, Tecnologia e Inovação (SECTI-AM), que atuará como uma agência de comunicação científica, ou seja, os bolsistas produzirão reportagens para postagem on-line, jornais impressos, TV e rádio, com informações sobre o que o Amazonas faz em termos de CT&I. O principal veículo utilizado é o Portal Ciência Em Pauta.
ATUAÇÃO
As 56 vagas serão divididas entre as duas instituições. Sendo, 21 destinadas à SECTI-AM e 44 à Fapeam. A carga horária e valores das bolsas referentes ao Programa Comunicação Científica estão disponíveis na página eletrônica da Fundação.
A divulgação do resultado sai em fevereiro no portal da Fapeam, e o extrato da Decisão com resultado será publicado no Diário Oficial do Estado (D.O.E).
O Programa de Comunicação Científica foi criado em 2005 com o objetivo de popularizar a área de CT&I no Estado.
Fonte: Secti