Inscrições para pós em Divulgação e Jornalismo Científico na Amazônia encerram na sexta
18/04/2013 – Encerra nesta sexta-feira (19) o prazo das inscrições para a seleção de candidatos ao curso de Especialização em Divulgação e Jornalismo Científico em Saúde e Ambiente na Amazônia. Profissionais de comunicação ou que trabalhem com divulgação científica podem concorrer a uma das 35 vagas disponibilizadas. O curso é gratuito e será realizado em regime presencial, na cidade de Manaus.
Siga a FAPEAM no Twitter e acompanhe também no Facebook
Esta será a segunda turma da especialização promovida pelo Instituto Leônidas e Maria Deane (ILMD/Fiocruz Amazônia) e pelo Instituto de Comunicação e Informação Científica e Tecnológica em Saúde (Icict/Fiocruz) do Rio de Janeiro. A inciativa conta com a parceria da Secretaria de Estado de Ciência, Tecnologia e Inovação do Amazonas (Secti-AM) e da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado do Amazonas (FAPEAM).
Confira o edital completo aqui.
A especialização foi concebida a partir da necessidade de oferecer formação profissional e acadêmica para o desenvolvimento na área da divulgação e do jornalismo científico na Amazônia. De acordo com o coordenador do curso, Fabrício Ângelo Fonseca, um dos diferenciais em relação à primeira turma é a inclusão da temática ambiental durante a formação. “Os profissionais precisam estar preparados para lidar com questões ambientais, principalmente na Amazônia. Então o curso terá disciplinas voltadas para o meio ambiente, além do tema saúde. O curso também terá uma disciplina voltada para as atividades de assessoria de imprensa em instituições de pesquisa”, revelou Fonseca.
Outra novidade é a mudança no horário de realização das aulas. “O curso será noturno, visando atender à demanda de profissionais de comunicação que trabalham nas redações de jornais. A mudança também foi uma solicitação da Secti-AM para que a formação e qualificação em divulgação e jornalismo científico possam ser acessíveis a esses profissionais da imprensa”, disse. As aulas ocorrerão durante uma semana por mês. De segunda a sexta-feira, as aulas serão no turno noturno, das 18h às 22h30, e no sábado, das 9h às 16h.
Inscrições
O processo de seleção dos candidatos consiste na análise de currículo e entrevista, que ocorrerá no período de 22 a 24 de abril. A divulgação do resultado final será no dia 29 de abril.
Podem concorrer profissionais com formação em comunicação social e áreas afins, atuantes na mídia local e assessores de comunicação de instituições de ensino e pesquisa; bem como profissionais de outras áreas que tenham experiência na temática da divulgação científica na Amazônia.
Os profissionais interessados poderão preencher o formulário eletrônico disponível na Plataforma SIGA. O formulário deverá ser impresso, assinado e entregue na secretaria acadêmica do Instituto Leônidas e Maria Deane (ILMD/Fiocruz Amazônia), localizado na Rua Teresina, nº 476, Adrianópolis. CEP: 69.057-070. Manaus/AM. Telefone: (92) 3621-2302, Fax: (92) 3621-2354, e-mail: seca@amazonia.fiocruz.br.
Poderá também ser enviado por Sedex, juntamente com os seguintes documentos: ficha de inscrição, fotocópia legível do diploma de graduação devidamente reconhecido pelo MEC (frente e verso) ou declaração de conclusão de curso, informando data da colação de grau, em papel timbrado, devidamente carimbada e assinada.
Os candidatos selecionados deverão efetuar a matrícula no período de 2 a 10 de maio. O curso terá início em junho de 2013 com a realização da aula inaugural. A carga horária total do curso será de 400 horas/aula.
Fonte: Anália Barbosa – Ciência em Pauta