Instituições brasileiras e italianas debatem ações de desenvolvimento para o Pará
No encontro foram debatidos temas de interesse comum aos participantes, com o objetivo de se criar uma rede de parcerias entre instituições italianas e brasileiras. Outra meta é estabelecer uma agenda de atividades a serem executadas já em 2007.
De acordo com o coordenador do evento, Rodrigo Peixoto, pesquisador do Museu Goeldi – instituição vinculada ao Ministério da Ciência e Tecnologia -, um dos propósitos do encontro é facilitar as relações entre instituições públicas e entidades sociais de ambos os países. “O objetivo imediato é consolidar projetos já iniciados e encaminhar outras iniciativas promissoras de colaboração entre instituições italianas e brasileiras com atuação no estado do Pará”, afirma.
A abertura aconteceu na quinta-feira, dia 25, às 9h. Em seguida, a embaixada da Itália apresentou ao público os projetos italianos em andamento na Amazônia. A partir das 11h30, teve início a seção intitulada Diálogos Temáticos, que visa apresentar e debater diferentes ações e projetos nas áreas de desenvolvimento rural e urbano; turismo, artesanato e comércio justo; saúde de populações tradicionais; cultura; e infância, adolescência e formação profissional.
Na seção sobre saúde de populações tradicionais, realizada no dia 25, às 16h, o Museu Goeldi apresentou o projeto Medicinas Tradicionais e Saúde Indígena, coordenado pelo antropólogo Antônio Maria de Souza Santos.
Nesta sexta-feira (26), além da continuação dos Diálogos Temáticos, pela parte da manhã, foi realizada, 14h30, uma mesa-redonda que discutiu a estruturação de parcerias entre prefeituras do estado e representantes do programa 100 Città: per 100 progetti per il Brasile (100 Cidades para 100 Projetos Itália – Brasil), que visa facilitar o relacionamento e a parceria entre cidades brasileiras e italianas.