Instituições de Ensino e Pesquisa do Amazonas podem consultar, em tempo real, dados de projetos de pesquisa e bolsas concedidas pela Fapeam


 Consulta a informações pode ser acessada por responsáveis  em módulo dedicado criado dentro do SigFapeam e disponibilizado desde a última quinta-feira

Instituições de Ensino e Pesquisa do Amazonas podem consultar, em tempo real, informações aos projetos de pesquisa e bolsas concedidas pela Fapeam

As instituições de Ensino e Pesquisa no Amazonas podem consultar, em tempo real, informações sobre os projetos de pesquisa e bolsas concedidas pelo governo do Estado, por meio da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado do Amazonas (Fapeam). Os dados estão disponíveis no módulo de consulta institucional do Sistema de Informações Gerenciais da Fapeam (SigFapeam) lançado, ontem, em solenidade realizada na sede do governo do Estado.

Instituições de Ensino e Pesquisa do Amazonas podem consultar, em tempo real, informações aos projetos de pesquisa e bolsas concedidas pela Fapeam

Secretário de Estado de Planejamento, Desenvolvimento, Ciência, Tecnologia e Inovação, Thomaz Nogueira, disse que o objetivo é aumentar o diálogo entre as instituições e o governo do Estado, por meio da Fapeam.

De acordo com o secretário de Estado de Planejamento, Desenvolvimento, Ciência, Tecnologia e Inovação, Thomaz Nogueira, a iniciativa tem por objetivo aumentar o diálogo entre as instituições e o governo do Estado, por meio da Fapeam.

“Cada instituição terá a sua disposição todas as informações referentes aos projetos de pesquisa que recebem aporte financeiro do governo do Estado. São dados que podem auxiliar na tomada de decisões, além de aumentar o diálogo e a interação com o governo do Estado e a Fapeam”, disse o secretário.

Segundo o diretor-presidente da Fundação, René Levy Aguiar, o acesso ao módulo foi uma iniciativa da Fapeam a partir de uma demanda apresentada pelas instituições de Ensino e Pesquisa.

“Nosso intuito é dar mais transparência ao processo de aporte financeiro às pesquisas e interagir o quanto mais possível com as instituições”, disse o diretor-presidente da Fapeam.

A medida visa garantir que as instituições possam ter amplo acesso às informações sobre os projetos de pesquisa em elaboração, submetidos, aprovados ou concluídos, bem como os recursos recebidos para auxiliar nas ações e tomada de decisões em relação à pesquisa em cada instituição.

O módulo permitirá que cada gestor tenha um quadro real das ações de pesquisa em sua instituição com apoio da Fapeam. As instituições interessadas em ter acesso ao sistema deverão encaminhar um documento à Fapeam indicando o responsável a ser cadastrado para acesso ao módulo de consultas.

Transparência

Instituições de Ensino e Pesquisa do Amazonas podem consultar, em tempo real, informações aos projetos de pesquisa e bolsas concedidas pela Fapeam

Para Marcelo Brum Rossi, a disponibilização do sistema facilitará o planejamento das instituições.

O chefe-geral da Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa) da Amazônia Ocidental, Luís Marcelo Brum Rossi, disse que a disponibilização do sistema facilitará o planejamento das instituições.

Ele informou que o módulo de consulta é similar ao utilizado pela Embrapa em todo o País e garantiu que a instituição utilizará o sistema disponibilizado pela Fundação.

Segundo a pró-reitora de Planejamento e Desenvolvimento Regional da Universidade Federal do Amazonas (Ufam), Mariomar de Sales Lima, o módulo de consulta ao SigFapeam municiará a Universidade de informações sobre os estudos em desenvolvimento por pesquisadores da Ufam.

“O módulo será uma ferramenta importante para a Universidade, até mesmo para dar celeridade em nossas ações internas”, disse a pró-reitora.

Instituições de Ensino e Pesquisa do Amazonas podem consultar, em tempo real, informações aos projetos de pesquisa e bolsas concedidas pela Fapeam

Para o diretor-geral do Inpa, Renato França, a disponibilização do módulo ressalta o compromisso do governo do Estado com as instituições de Ensino e Pesquisa do Amazonas.

Para o diretor-geral do Instituto Nacional de Pesquisas da Amazônia (Inpa), Luís Renato França, a disponibilização do módulo ressalta o compromisso que o governo do Estado, por meio da Fapeam, tem com as instituições de Ensino e Pesquisa do Amazonas.

“A iniciativa demonstra a transparência que a Fapeam está dotando em seus processos, dando acesso às instituições a esse tipo de consulta no Sistema. O uso, certamente, nos indicará as vulnerabilidades e possíveis mudanças”, disse.

Participaram do evento para lançamento do módulo representantes das universidades do Estado do Amazonas (UEA), Federal do Amazonas (Ufam), dos institutos de Ciência, Tecnologia e Inovação do Amazonas (Ifam), Nacional de Pesquisas da Amazônia (Inpa) e Leônidas e Maria Deane (ILMD/Fiocruz Amazônia), além dos gestores das Fundações de Vigilância em Saúde (FVS), de Medicina Tropical Dr. Heitor Vieira Dourado (FMT-HVD), Hospital Adriano Jorge (FHAJ), Centro de Controle de Oncologia do Estado do Amazonas (FCecon), Hematologia e Hemoterapia do Estado do Amazonas (FHemoam), Alfredo da Matta (Fuam), da Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa) e da Fundação Centro de Análise, Pesquisa e Inovação Tecnológica (Fucapi)

Agência Fapeam

Fotos: Lana Santos / Agência Fapeam

Deixe um novo comentário

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *