Instituições de saúde ampliam áreas de atuação no AM


28/08/2012 – O avanço e a mudança de perfil das instituições de assistência à saúde do Amazonas, como a Fundação Alfredo da Matta (Fuam) e a Fundação Hospital Adriano Jorge (FHAJ), ficaram mais evidentes na última segunda-feira, 27/08, com a realização de dois eventos voltados para a apresentação de resultados de pesquisas desenvolvidas por acadêmicos de graduação das áreas de saúde.

Siga a FAPEAM no Twitter e acompanhe também no Facebook

Na Fuam, os dez bolsistas do Programa de Apoio à Iniciação Científica Paic/Fuam, que conta com o apoio da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado do Amazonas (FAPEAM), por meio do Programa de Apoio à Iniciação Científica (Paic) fizeram as apresentações orais dos resultados de um ano de trabalho.

src=https://www.fapeam.am.gov.br/arquivos/imagens/imgeditor/geralmam.jpgO diretor-presidente da Fuam, Carlos Chirano, destacou que o Paic desenvolvido na instituição é um programa que vem despertando a vocação científica entre os estudantes de graduação no Amazonas.

“Nosso maior objetivo com a Iniciação Científica é fortalecer os grupos de pesquisa da Fuam através da participação de alunos de graduação nos projetos desenvolvidos na instituição. Nesse sentido, a parceria com a FAPEAM é fundamental”, destacou Chirano.

As atividades da Jornada Científica fazem parte das comemorações dos 57 anos de atuação da Fuam celebrados nesta terça-feira (28/08). Os trabalhos apresentados abordam assuntos como as Doenças Sexualmente Transmissíveis (DSTs), leishmaniose, tuberculose cutânea, situação epidemiológica de pacientes com hanseníase, entre outros temas.

O passado, o presente e as perspectivas futuras da Fuam, que há 57 anos contribui para a saúde do Estado do Amazonas, também serão apresentados por profissionais que há anos dedicam-se à instituição.

Para a diretora-presidenta da FAPEAM, que participou da abertura da Jornada Científica na Fuam, o entusiamo do diretor-presidente da Fundação, Carlos Chirano, demonstra bem essa nova fase da instituição. “O anúncio de mais uma nova linha de pesquisa adotada pela instituição, que vai desenvolver conhecimento e melhorar as cirugias na area de câncer de pele, mostra que estamos no camiho certo. Esse é o resultado que a pesquisa traz para a sociedade: mudança nos procedimentos e melhorias na assistência prestada ao cidadão”, destacou.

Segundo a chefe do Departamento de Ensino e Pesquisa da Fuam, doutora Carolina Talhari, desde quando o Paic foi implantado, o programa tem ajudado a estimular pesquisadores e a envolver os alunos de graduação nas atividades científicas, proporcionando a eles, além da aprendizagem, o acesso às técnicas e métodos de pesquisas. “Todos ganham, pois o Paic promove a cooperação científica entre a Fuam e as instituições de Ensino Superior do Amazonas”, enfatizou.

 

FHAJ em nova fase

src=https://www.fapeam.am.gov.br/arquivos/imagens/imgeditor/geral%20mesa2.jpg

A abertura do Seminário de Apresentação Final do Programa de Apoio à Iniciação Científica (Paic), na Fundação Hospital Adriano Jorge (FHAJ), também serviu para mostrar o quanto o incentivo à pesquisa pode ser benéfico para instituições voltadas ao atendiemnto à saude.

De acordo com o diretor-presidente da FHAJ, Raymison de Souza, a instituição acabou de ser referendada pelo Ministério da Educação (MEC) para atuar também como um hospital de ensino. “Temos a certeza de que isso só foi possível devido aos esforços para incentivar a realização de pesquisas na instituição. Não há como crescer sem haver investimentos e isso nós estamos fazendo aqui. O reconhecimento destas ações já está acontecendo”, enfatizou Souza.

Para a diretora-presidenta da FAPEAM, Maria Olívia Simão, os investimentos na iniciação científica hoje representam uma importante ferramenta para o envolvimento de estudantes e profissionais com a pesquisa, o que permite às instituições vislumbrar outros caminhos para extrapolar os serviços de assistência e partirem para a pesquisa, buscando soluções para problemas de saúde encontrados aqui no Amazonas.

“Estes dois eventos representam um marco para as mudanças que estamos vivendo no cenário da pesquisa no Estado do Amazonas. Tanto a Fuam quanto o FHAJ, não tinham como foco a pesquisa, o que só veio a acontecer com a criação da FAPEAM, em 2003. Hoje, todas as fundações de saúde do Amazonas têm programas de iniciação científica de forma que a cada ano aumenta o número de bolsistas e professores envolvidos com pesquisas no Amazonas”, revelou Maria Olivia Simão.

Sobre a continuidade de ações nesse sentido, a diretora-presidenta da FAPEAM disse que a intenção do governo estadual é continuar nesse caminho. “Nós pretendemos ampliar o número de bolsas, pois sabemos que os investimentos na formação de doutores se refletem na iniciação científica. Quanto mais doutores formados, mais pessoas aptas teremos para fazer orientação”, concluiu.

src=https://www.fapeam.am.gov.br/arquivos/imagens/imgeditor/geralbot.jpgPara o responsável pelo departamento de ensino e pesquisa da FHAL, doutor João Bosco Botelho, as pesquisas, sejam elas de iniciação científica ou de mestrado e doutorado, são atividades que modificam uma instituição e ajudam tanto no conjunto formador quanto na fixação do pesquisador no seu local de trabalho. Hoje, ele é orientado e amanhã ele vai orientar. A FAPEAM foi o divisor de águas nesse cenário. Começamos com dez bolsas de IC e hoje temos 50 bolsistas, isso mostra que houve uma explosão de conhecimento que modificou e está modificando a instituição”, enfatizou.

As apresentações de trabalho na Fuam continuam até a próxima sexta-feira (31/08). O seminário terá ao todo 30 resultados de pesquisas apresentadas, nas áreas de cirurgia do aparelho digestivo, cirurgia vascular, otorrinolaringologia, gastroenterologia, urologia, odontologia, reumatologia, além de fisioterapia e enfermagem, entre outras.

Sobre o Paic

O Paic consiste em apoiar, com recursos financeiros e bolsas institucionais, estudantes de graduação interessados no desenvolvimento de pesquisas. 

Ulysses Varela – Agência FAPEAM

Mais notícias >>

 

Deixe um novo comentário

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *