Instituições são beneficiadas com bolsas do Pibic-ICJ
09/11/2012 – O Programa Institucional de Bolsas de Iniciação Científica Júnior (Pibic-ICJ), financiado pela Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado do Amazonas (FAPEAM) e pelo Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq), vai beneficiar 17 instituições de ensino e pesquisa da capital e interior do Estado do Amazonas com cotas de bolsas para o desenvolvimento de pesquisas de Iniciação Científica.
Ao todo, a FAPEAM e o CNPq vão conceder 350 bolsas para as instituições de ensino e pesquisa do Estado, destinando um valor global de aproximadamente R$ 432 mil para serem investidos no âmbito dos Programas de Iniciação Científica, desenvolvidos pelas instituições contempladas por meio da Chamada Pública 003/2012.
O Pibic-ICJ tem por objetivo despertar a vocação científica e incentivar talentos potenciais no ensino fundamental, médio ou de educação profissional mediante o desenvolvimento de atividades de pesquisa científica, tecnológica ou de inovação.
Para a estudante Luena Guimarães, bolsista contemplada com bolsas do Pibic Jr, em edições anteriores, o programa é um ótimo incentivador para a difusão do conhecimento. "O programa não penas introduz o aluno no campo do conhecimento científico, mas também valida a competência e a capacidade de estudantes do nível médio, além de ser um grande introdutor na área da ciência e tecnologia e inovação", declarou.
Distribuição de bolsas
Entre as 16 instituições contempladas, estão o Instituto Nacional de Pesquisas da Amazônia (Inpa), com uma cota de 70 bolsas, a Fundação Centro de Análise, Pesquisa e Inovação Tecnológica (Fucapi), com 41 bolsas, e o Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia (Ifam) – com 20 Bolsas. Além da capital, três instituições com polo interior do Estado também vão fazer parte do programa: Ufam, UEA e Ifam, presentes nos municípios de Presidente Figueiredo, Parintins, Maués, Lábrea, entre outros.
Sobre o Pibic – ICJ
O Programa destina-se à concessão de bolsas a alunos do 6º ano do ensino fundamental II, a 3a série do ensino médio ou de educação profissional, regularmente matriculados em escola pública ou privada localizada no Estado do Amazonas, para desenvolvimento de atividades vinculadas à iniciação científica ou tecnológica, com vistas a despertar a vocação científica e incentivar talentos potenciais no ensino fundamental, médio ou de educação profissional. Conta com recursos do Governo do Estado por meio da FAPEAM e do Governo Federal, por meio do CNPq.
Confira a lista das instituições contempladas, clique aqui.
Janaina Karla – Agência FAPEAM