Instituto Mamirauá realiza seminário de avaliação do Pibic Jr.


Participarão do evento membros do Instituto Mamirauá e bolsistas PIBIC Jr. do IDSM

A coordenação do Instituto de Desenvolvimento Sustentável Mamirauá (IDSM) realiza, nesta sexta-feira (20), o Seminário de Avaliação Parcial do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação Científica Júnior (Pibic Jr.) ano 2008/2009. O evento ocorrerá no mini-auditório do prédio de pesquisa, no campus do IDSM, no município de Tefé, interior do Amazonas.

Sempre realizado à metade (6º mês) do período do programa, o seminário tem como objetivos avaliar, através da apresentação oral (estipulada em 10 min), os alunos, o andamento da pesquisa e o desenvolvimento do plano de trabalho original. 

A coordenadora do Programa no Instituto, Miriam Marmontel, explica que a apresentação deve conter os seguintes itens: introdução, justificativa, objetivos, materiais e métodos, resultados preliminares e cronograma de execução das atividades para a próxima etapa. “Dois dias antes da apresentação, o orientador encaminha ao comitê institucional um resumo escrito de uma lauda elaborado pelo aluno, contendo informações sobre as atividades realizadas e resultados preliminares”, conclui.

No seminário, participam todos os bolsistas Pibic Jr., seus respectivos orientadores e/ou co-orientadores e os membros do comitê institucional. Marmontel ressalta que os bolsistas serão avaliados pelo conteúdo do resumo, pela apresentação oral, adequação das atividades, resultados do plano de trabalho proposto, pelo domínio do tema e capacidade de responder aos questionamentos do comitê.

A expectativa é que cerca de 25 pessoas participem do seminário.

Sobre o Pibic Jr.
O Pibic Jr. é um Programa desenvolvido pela Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado do Amazonas (Fapeam) em parceria com o Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq). Os estudantes contemplados são beneficiados com uma bolsa no valor de R$ 118,00.
Só no biênio 2008/2009, 302 projetos foram implantados, com investimento de, aproximadamente, R$ 525 mil, da Fapeam e do CNPq, para aplicação em bolsas e auxílio-pesquisa. 

Janaina Karla – Agência Fapeam

Deixe um novo comentário

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *