Interações na cidade: O estudo das metrópoles como ecossistemas
22/01/2013 – A ecologia urbana deriva da ecologia, mas devido ao seu foco no ambiente urbano, é uma ciência que tem a colaboração de outros campos, como as engenharias. Por ser uma área recente, ainda está em processo de consolidação de seus conceitos e procedimentos. O Estúdio CH entrevistou a bióloga Rita Montezuma, da Universidade Federal Fluminense (UFF), para falar sobre o assunto.
Siga a FAPEAM no Twitter e acompanhe também no Facebook
A bióloga conta que na história evolutiva da Terra, as cidades são um ambiente recente, uma novidade, e as espécies que interagem dentro delas ainda estariam em processo de coevolução. Assim, o papel da ecologia urbana é entender esse novo ecossistema – um espaço físico altamente transformado pelos seres humanos.
O espaço urbano tem como espécie dominante os humanos, mas, segundo Montezuma, há outras que descobrem a cidade como um nicho a ser ocupado e que vem sendo adaptadas a vida na metrópole. Um exemplo seriam os falcões, que passaram a habitar o topo de edifícios altos.
Ela fala ainda como essa ciência pode ajudar no desenvolvimento das cidades e sobre o interesse dos governos nos estudos de ecologia urbana, além da importância desse tipo de pesquisa.
Ouça a reportagem completa, clique aqui.
Fonte: Instituto Ciência Hoje