Interior ganhará reforço na pesquisa científica
O conhecimento produzido no interior do Amazonas ganhará um reforço a mais nas áreas de Ciências Exatas e da Terra, Ciências Humanas e Sociais e da Saúde, Engenharia, Linguística, Letras e Artes. A Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado do Amazonas (Fapeam) divulgou nesta sexta-feira (26/02) a lista dos contemplados no Programa de Apoio à Formação de Recursos Humanos Pós-graduados para o Interior do Estado do Amazonas (RH-Interiorização), em resposta ao edital 019/2009.
A FAPEAM disponibilizou 23 bolsas, sendo 15 de mestrado e oito de doutorado. Contudo, foram aprovados 20 projetos, sendo sete de doutorado e 13 de mestrado. Participaram do processo de análise e julgamento das propostas 34 candidatos, conforme o Departamento de Análise de Projetos (Deap/Fapeam).
O programa ajudará na capacitação dos profissionais graduados residentes no interior do Amazonas há pelo menos cinco anos. A meta é que, ao concluírem os cursos, eles retornem para os municípios de origem para atuar na própria localidade. Entre os critérios para concessão das bolsas, os proponentes precisam fazer pós-graduação em programa credenciado pela Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes), em instituições sediadas em Manaus ou em outros Estados.
Os candidatos aprovados com condicionantes têm até o dia 12 de março de 2010 para enviar os documentos pendentes. As bolsas serão implementadas a partir de março.
Luana Gomes e Luís Mansuêto – Agência Fapeam