Com apoio da Fapeam, pesquisadores discutem internacionalização da Pós-graduação
Representantes do governo australiano, da Fapeam, Ufam, do Ministério da Ciência e Tecnologia e de indústrias fizeram parte do painel. Eles defenderam a reciprocidade entre os países como forma de estreitar os laços no que diz respeito à pós-graduação
A internacionalização dos Programas de Pós-graduação foi o tema do painel de abertura da Escola Avançada de Sistemas Computacionais e Robóticos (Earth). Com apoio do governo do Estado via Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado do Amazonas (Fapeam), o evento acontece até sexta-feira, dia 29, no Novotel e na Universidade Federal do Amazonas (Ufam).
Representantes do governo australiano, da Fapeam, Ufam, do Ministério da Ciência e Tecnologia e de indústrias fizeram parte do painel. Eles defenderam a reciprocidade entre os países como forma de estreitar os laços no que diz respeito à pós-graduação.
Para o pró-reitor de Pesquisa e Pós-graduação da Ufam, professor Gilson Monteiro, disse que a Universidade já aceita teses em inglês. “Mas é preciso que o governo invista em programas de idiomas”, disse.
Já o representante da Commonwealth Scientific and Industrial Research Organization (CSIRO), Alberto Elfes, do governo australiano, um fator atrativo para instituições estrangeiras é o fato de os estudantes brasileiros apresentarem bom desempenho e se destacarem pela competência nos projetos que desenvolvem.
“Uma das razões pelas quais temos interesse na colaboração internacional é por causa da qualidade dos alunos brasileiros”, ressaltou Alberto Elfes.
Fonte: Assessoria do Earth
Leia mais