Internet e colaboração para a criação de novos negócios


Crowdsourcing é o processo de obtenção de serviços, ideias ou conteúdos solicitando-se contribuições de um grupo variado de pessoas e, especialmente, a partir de uma comunidade on-line. “É o poder dado pela internet à multidão para fazer coisas incríveis.  A internet possibilita que a multidão vire parte do negócio”, foi assim que conceituou e explicou o funcionamento do crowdsourcing, de forma criativa e interagindo com o público, Marina Miranda,  diretora geral e sócia da Mutopo Brasil .

Siga a FAPEAM no Twitter e acompanhe também no Facebook

A palestra intitulada “Crowdsourcing: uma importante ferramenta em rede para a inovação e o empreendedorismo” aconteceu na tarde desta sexta-feira (6), no Clube do Trabalhador do Amazonas Sesi, São José I, zona leste de Manaus (AM).

A palestra fez parte das atividades da 5ª edição do Workshop Internacional de Inovação do Amazonas (InovAmazonas) e está inserida na programação da 11ª Semana Nacional de Ciência e Tecnologia (SNCT).

Interação com o público

Marina Miranda utilizou exemplos do cotidiano para explicar o poder da multidão e o seu uso na internet, citando exemplos de aplicativos que são utilizados por muitos brasileiros, como o de monitoramento de trânsito Waze. Baseado em comunidades, motoristas compartilham informações do trânsito em tempo real.

Na opinião de Miranda, o brasileiro é receptivo a essa forma de negócio. No entanto, o crowdsourcing não é trabalhado com todo mundo. “Você tem grupos menores buscando soluções mais específicas. Às vezes, alguns grupos no Brasil não funcionam muito porque você tem um grupo de pessoas muito pequeno e isso é uma coisa que prejudica o fortalecimento dessa solução”, ressaltou.

Sobre o InovAmazonas

O InovAmazonas é realizado anualmente pela Secretaria de Estado de Ciência, Tecnologia Inovação (Secti–AM), em parceria com a Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado do Amazonas (FAPEAM), Fundação Centro de Análise, Pesquisa e Inovação (Fucapi), Rede Amazônica de Instituições em Prol do Empreendedorismo e da Inovação (Rami). E conta com o apoio da Associação Nacional de Entidades Promotoras de Empreendimentos Inovadores (Anprotec), Conselho Nacional de Desenvolvimento Cientifico e Tecnológico (CNPq) e o Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação (MCTI).

SNCT

A SNCT é uma iniciativa do Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação (MCTI). No Amazonas, é organizada pela Secti/AM. As atividades acontecem até esta sexta-feira (7) no Clube do Trabalhador do Amazonas Sesi, zona leste de Manaus.

Josiane Santos – Agência FAPEAM

Edição: Lourdes Moraes

Deixe um novo comentário

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *