Investimentos do Governo do Amazonas em CT&I são destacados em aula inaugural da Fiocruz AM
A Fundação de Amparo à Pesquisa do Amazonas (Fapeam) participou hoje (13/3) da Aula Inaugural do Instituto Leônidas & Maria Deane (ILMD/Fiocruz Amazônia), que marca a abertura do Ano Letivo dos Programas de Pós-Graduação.
A diretora técnico-científica da Fapeam, Márcia Irene Mavignier, reforçou o amplo investimento do Governo do Amazonas de mais de R$ 400 milhões na área de Ciência, Tecnologia e Inovação (CT&I) no estado, durante o último quadriênio (2019-2022), dos quais cerca de R$ 15 milhões desse valor foram destinados a Fiocruz Amazônia.
“A missão da Fapeam é formar pesquisadores conscientes e competentes, para que entendam o desenrolar de uma região tão rica não só em desafios, mas também de imensas possibilidades”, disse.
A coordenadora nacional de Pós-Graduação da Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz), Maria Cristina Rodrigues Guilam, destacou o papel fundamental das instituições parceiras como a Universidade do Estado do Amazonas (UEA), e a Fapeam, como elos estruturantes da educação e da pesquisa no estado.
“Todos os integrantes dessa mesa representam organizações que estão totalmente associadas entre si, para fortalecer reciprocamente as instituições da região norte”, complementou Cristina Guilam.
O tema da aula inaugural foi “Desafios de controle da malária na crise sanitária de saúde na terra indígena yanomami”, ministrada por André Siqueira, médico infectologista epidemiologista e pesquisador em Saúde Pública do Instituto Nacional de Infectologia Evandro Chagas (INI/Fiocruz). O evento ocorreu de forma híbrida, com transmissão pelo canal do YouTube, e de forma presencial na sede do Instituto.
Participaram também da mesa de abertura: a vice-diretora de Pesquisa e Inovação da Fiocruz Amazônia, Stefanie Lopes; a vice-coordenadora do Programa de pós-Graduação Stricto Sensu em Condições de Saúde na Amazônia (PPGVIDA), Ani Beatriz Matsuura; a coordenadora do Programa de Pós-Graduação em Biologia da Interação Patógeno-Hospedeiro (PPGBIO-Interação),Priscila Aquino; a representante da UEA, Sâmia Feitosa; e o coordenador geral da Associação dos Pós-Graduandos (APG/Fiocruz Amazônia), Victor da Silva Aquino, além do corpo discente da instituição.
Por: Diovana Rodrigues – Decon/Fapeam
Fotos: Érico Xavier – Decon/Fapeam