Itacoatiara será palco da I Olimpíada de Informática
Preparar os estudantes do município de Itacoatiara para participarem da Olimpíada Brasileira de Informática, que será realizada no próximo ano. Este é um dos objetivos da I Olimpíada de Informática de Itacoatiara, que está com as inscrições abertas até o dia 16 de maio e é destinada aos alunos do 7º ano até o 9º ano do Ensino Fundamental, tanto de escolas públicas quanto privadas. Foi o que explicou a coordenadora do evento, Odette Mestrinho Passos, professora da Universidade Federal do Amazonas – UFAM / Unidade Acadêmica de Itacoatiara.
Passos disse que, atualmente, em todo o estado do Amazonas, somente os estudantes da Fundação Nokia participam da Olimpíada Brasileira. Ela explicou que isso se deve porque as escolas estaduais e municipais não têm na grade curricular a disciplina de informática, diferente da Nokia. “É uma falha das escolas. É preciso ofertar uma disciplina também para os estudantes do ensino médio e fundamental das redes estaduais e municipais. Hoje, apenas a Universidade Estadual do Amazonas (UEA), Campus Itacoatiara, oferece o curso de Licenciatura em Informática”, lembrou.
Uma das saídas encontradas pelos coordenadores para mudar o quadro foi despertar, incentivar e apoiar o interesse do estudo e pesquisa do aluno pela informática por meio da Olimpíada. Além disso, segundo Passos, o evento possibilitará o estreitamento do relacionamento entre as escolas da região e a Universidade, uma vez que o evento reunirá estudantes de várias escolas locais.
A Olimpíada será realizada em dois níveis, conforme a escolaridade do participante. O primeiro nível é destinado a alunos do sétimo ano até o nono do ensino fundamental e, o segundo, a alunos do primeiro ano até o terceiro ano do ensino médio.
Passos ressaltou que somente na última segunda-feira mais de 110 alunos tinham feito as inscrições. E, ontem (07/05), os organizadores afirmaram que já tinham sido inscritos 500 alunos. “Nós tínhamos reservado 200 vagas, mas ampliamos para 500, devido à demanda”, informou. Contudo, ela disse que serão selecionados apenas 20 estudantes, os quais participarão de um curso de informática sobre lógica de programação. Eles receberão uma bolsa da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado do Amazonas – Fapeam, no valor de R$ 188,00. A entidade financia o evento estadual, concedendo ao projeto o montante de R$ 40 mil para a execução das atividades.
No final do curso, os três primeiros colocados serão premiados com uma passagem aérea e hospedagem para participarem do Simpósio Brasileiro de Informática na Educação – SBIE, que acontecerá em Fortaleza – CE, no final de outubro e início de novembro. O simpósio é um evento nacional da área de Informática Educativa, promovido, anualmente, pela Comissão Especial de Informática na Educação da Sociedade Brasileira de Computação (SBC).
Além da Fapeam, o evento conta com o apoio da Secretaria Estadual de Ciência e Tecnologia (SECT), Secretaria de Estado de Educação e Qualidade de Ensino – SEDUC e da Coordenadoria Regional de Educação de Itacoatiara.
Serviço:
As inscrições podem ser feitas até o dia 16 de maio, das 9h às 17h, no laboratório de Informática da Unidade Acadêmica de Itacoatiara, localizado na Rua Nossa Senhora do Rosário, 3863, bairro Tiradentes. Mais informações 3521-3519.
Cronograma:
Reunião com os inscritos: 17/05
Olimpíada de informática: 07/06
Divulgação do resultado: 20/06
Curso para os 20 primeiros colocados: 23/06 a 03/10
Competição entre os alunos que fizeram o curso: 11/10
Divulgação do resultado da competição: 20/10
Luís Mansuêto – Agência Fapeam