Jardim Botânico aproxima estudantes da natureza
26/10/2011 – O Jardim Botânico Adolpho Ducke, localizado na zona norte de Manaus reuniu cerca de 500 estudantes de cinco escolas da rede municipal e estadual de ensino para participar de atividades didáticas e lúdicas promovidas pelo Projeto Circuito da Ciência, do Instituto Nacional de Pesquisas da Amazônia (Inpa).
Segundo o coordenador Técnico Cientifico do Instituto, Jorge Lobato, as atividades visam despertar o interesse pela ciência e contribuir para um estreitamento entre ciência e sociedade.
Caminhar em trilhas é uma forma de fazer o visitante conhecer um pouco da diversidade da fauna e flora do Jardim Botânico, fazendo com que tenha sensações auditivas, olfativas, visuais e mantenha contato com animais e insetos.
Siga a FAPEAM no Twitter e acompanhe também no Facebook
“O projeto, que há uma década vem desenvolvendo essas ações, é motivador em razão de gerar conhecimento e permitir a socialização da ciência e sua popularização”, comentou Lobato.
Visita guiada
Os estudantes, conduzidos por monitores credenciados, percorrem um percurso de aproximadamente 1 quilômetro por 30 minutos. O medo e a curiosidade associados ao entusiasmo permanente da jovialidade faz com que os jovens conheçam uma realidade desconhecida e misteriosa de estar na Floresta Amazônica. São árvores de diferentes espécies e tamanhos que assustam a garotada.
Lobato diz que incluir o passeio na programação da Semana Nacional de Ciência e Tecnologia (SNCT) foi uma atitude certa. “É fascinante desenvolver essas ações junto aos jovens, pois quando os expositores estão disseminando o conhecimento percebemos o despertar para uma nova realidade”, disse.
Para o estudante do 5° ano da Escola Municipal Presidente João Goulart, Carlos Joumar Alfredo da Silva, 12, que esteve pela primeira vez no Jardim Botânico, a visita foi muito interessante, pois ele teve a oportunidade de conhecer a flora da Região Metropolitana de Manaus. “Quando sair daqui, terei mais consciência sobre a preservação e conservação do meio ambiente”, afirmou.
O coordenador de Extensão do Inpa, Carlos Roberto Bueno, disse que o evento tem essa finalidade, que é mostrar que a Ciência, a Tecnologia e a Inovação (CT&I) são elementos propulsores do desenvolvimento nacional, destacando a Amazônia nesse processo. Para tanto, ele acredita na necessidade de construção de um cenário que possibilite às gerações futuras, maior consciência de preservação e conservação do meio ambiente.
A SNCT, realizada no período de 17 a 22 de outubro, foi uma iniciativa do Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação (MCTI), para mobilizar a população em torno de temas e atividades voltadas à Ciência, Tecnologia e Inovação (CT&I). No Amazonas a semana foi realizada pela Secretaria de Estado de Ciência e Tecnologia (Sect-AM), com apoio da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado do Amazonas (FAPEAM) e de dezenas de parceiros.
Sobre o Jardim Botânico
O Jardim Botânico de Manaus possui 5 quilômetros quadrados, distribuídos em uma faixa de 500 metros de largura por 6 quilômetros de comprimento ao longo da borda sul e 4 quilômetros ao longo da borda oeste da Reserva Florestal Adolpho Ducke. Para outras informações, clique aqui.
Sebastião Alves – Agência FAPEAM