Jogo do saber faz sucesso na Estação Ciência
Com a finalidade de mobilizar a população, especialmente crianças e adolescentes, em torno de temas e atividades que valorizem a ciência, a tecnologia e a inovação, a 6 ª Semana Nacional de Ciência e Tecnologia, que acontece simultaneamente em 450 municípios em todo o Brasil, no período de 19 a 25 de outubro, foi aberta oficialmente no Amazonas na tarde de segunda-feira, em cerimônia realizada em Manaus, no Clube do Trabalhador do Sesi, zona leste da cidade, onde funciona a Estação Ciência.
Na Estação Ciência, aproximadamente 60 estandes promovem a difusão da ciência, entre eles, está o da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado do Amazonas (Fapeam).
Com propósito de tornar lúdico o estudo da ciência, a Fapeam promove o “Jogo do saber – Nas trilhas do conhecimento”. Nele estudantes participam de um jogo de perguntas e respostas em que sagra-se vencedor aquele que conseguir responder o maior número de perguntas referentes à ciência de forma correta. Além disso, os visitantes do estande recebem kits com lápis de cor ecológico, tirinhas para colorir e material ambiental educativo.
Participaram, neste primeiro dia de visitas, do “Jogo do saber” alunos das escolas Doutor Isaac Sverner e Dom Milton, do Centro Educacional Berenice Martins. Para o aluno Marcelo Silva, que cursa o primeiro ano do ensino médio no Centro Educacional Berenice Martins, a atividade promovida pela Fapeam foi interessante, pois nele a aprendizagem é construída através da interação, dando oportunidade ao visitante de não só ouvir, mas também participar das atividades.
Já na opinião de Ivanete Guedes, da mesma instituição, por ser tão divertido e de fácil compreensão, os professores deveriam adotar um dia para esse tipo de atividade na sala de aula.
As exposições montadas na Estação Ciência, no Clube do Trabalhador, vão até domingo (25/10).
A Fapeam é a principal patrocinadora no Amazonas da Semana Nacional de Ciência e Tecnologia, na qual aplica recursos da ordem de R$ 200 mil, dos R$ 380 mil que estão sendo investidos no evento.
Camila Carvalho – Agência Fapeam