Jogos e brincadeiras tornam-se ferramentas cognitivas de aprendizagem da leitura e da escrita


28/12/2012 – O uso de ferramentas para otimizar o processo da aprendizagem da leitura e da escrita, implicando uma revisão de métodos construtivistas a partir dos discursos pedagógicos na educação infantil desde a década de 1970 até os dias atuais tem sido o foco da pesquisa “Narrativas de professoras alfabetizadoras: o lugar do lúdico na alfabetização”,  realizada pela Mestre em Educação qualificada do Programa de Pós-Grduação em Educação da Universidade Federal do Amazonas (UFAM), Feb Stabenow.

De acordo com a pesquisadora foi nesse nesse período que a Educação Infantil se concretizou como um campo de atuação específico dos professores e, consequentemente, os conhecimentos sobre a criança, refletido nos primeiros anos do ensino fundamental.

Stabenow explica que, a pesquisa trata sobre os jogos e as brincadeiras como instrumentos-chave no processo da aprendizagem da leitura e da escrita, especificamente das séries iniciais das escolas públicas estaduais na cidade de Manaus.

A pesquisa teve apoio do Programa de Institucional de Apoio à Pós-Graduação Stricto Sensu (POSGRAD), da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado do Amazonas (FAPEAM), e foi idealizada com o objetivo de  reconstituir as relações entre o lúdico e os processos da apropriação da linguagem escrita, implicando na elaboração de material reflexivo-crítico que pudesse contribuir na formação inicial e continuada de professores alfabetizadores de crianças.

Resultado

src=https://www.fapeam.am.gov.br/arquivos/imagens/imgeditor/ESC1.jpgSegundo a mestra, a pesquisa ressalta a alfabetização ainda como algo a ser superado em nosso país, uma vez que, existe um alto índice de analfabetos ou de alfabetizados funcionais, principalmente nas regiões Norte e Nordeste.

Como resultado da pesquisa ela ressalta a compreensão da aprendizagem da leitura e da escrita como um processo abrangente, em que a escola faz parte e tem um papel a desempenhar nesse processo. “Se por um lado, é importante que o professor tenha conhecimento a respeito do desenvolvimento da criança, por outro lado, é importante que ele conheça as intenções do brincar, suas implicações e benefícios para que este se torne um verdadeiro instrumento auxiliador no processo ensino-aprendizagem da leitura e da escrita nas séries iniciais da educação escolarizada”, afirmou.

A pesquisadora acredita que a formação inicial e continuada deve suprir as necessidades desse conhecimento. “Há que se pensar, portanto, a educação do educador, difundindo mais os conceitos sobre os jogos, os brinquedos e as brincadeiras entre os professores, e sua íntima ligação com o desenvolvimento das crianças”, finalizou. 

Sobre o POSGRAD

O Programa Institucional de Apoio à Pós-Graduação Stricto Sensu (POSGRAD) consiste em apoiar, com bolsas de mestrado e doutorado, e auxílio financeiro, as instituições localizadas no Estado do Amazonas que desenvolvem programas de pós-graduação Stricto Sensu credenciados pela Capes.

Sebastião Alves – Agência FAPEAM

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